ESPECIAL GUIAS Marcelo "Mekanos" Timóteo

Aprendendo a counterar Brigitte

Em frente ao novo meta, com Brigitte dando trabalho, muitas dificuldades foram encontradas por muitos jogadores. Claramente desenvolvida para barrar o Dive, muitos heróis rápidos considerados infalíveis, estão sendo surrados pela nova paladina.

Sua habilidade de atordoamento tem sido vista com maus olhos, mas é um “mal” necessário perante sua proposta.

Pensando nisso, a gente vai facilitar as coisas pra vocês. Daremos dicas de heróis e técnicas que podem ajudar a lutar contra a filha de Torbjörn, deixando as coisas mais equilibradas.

Pare de usar Dive

Brigitte foi desenvolvida pensando numa forma de barrar composições de Dive. Portanto é loucura insistir em uma estratégia que não vai funcionar. Mude sua composição para heróis mais lentos, com mais vida ou sustentabilidade. Heróis rápidos são efetivos apenas se ficarem longe o suficiente da heroína. Se se aproximar demais, pode ser que você venha a ser obliterado.

Winston apesar de ainda dar dano através de barreiras, sofre um pouco com a Brigitte. Pense nele estrategicamente e não tenha receio de trocar, caso não funcione bem.

Reinhardt e Zarya são os tanques que possuem maior sinergia com Brigitte. O alemão ajuda a proteger sua escudeira para que ela se aproxime o suficiente para causar dano, assim como Zarya.

A halterofilista russa ainda de quebra, ganha energia no processo, visto que Brigitte se torna foco dos inimigos rapidamente. Pensando nisso, pense em uma composição boa para quebrar barreiras e com alto dano. Quando mais rápido os tanques caírem, mais desprotegida Brigitte fica.

Aproveite o erro do main Brigitte

Brigitte possui uma investida atordoante com o escudo que percorre o total de 7 metros. Muitos jogadores afoitos acabam utilizando essa habilidade apenas para encurtar distâncias, sem atordoar alvos. Quando Brigitte usa uma habilidade tática para suprir movimento e fica no meio dos inimigos sozinha, é a chance de revidar. Ela consegue dar dano em área, mas não resiste muito tempo a dano pesado de todos os lados.

Um tanque que se cura

Não se deixe enganar pela vida baixa de Brigitte. Ela tem muitas características de tanque e isso é uma dica importante para saber como lidar com ela. Utilize heróis com dano alto para quebrar seu escudo rapidamente, e os problemas com ela serão minimizados. Além disso, ela tem auto cura e isso é um problema caso o dano não seja rápido o suficiente para quebrar seu escudo.

Heróis

Como já dissemos antes, heróis com dano elevado são os mais recomendados para acabar com a graça da nova suporte. Alternativamente, alguns outros personagens podem deixar Brigitte em maus lençóis.

Bastion

Bastion tem a clara função de descer barreiras rapidamente e se ele é efetivo contra barreiras com alto HP, que dirá contra 600 apenas. Bastion pode se curar também, e não sai da Configuração Sentinela ao ser atordoado, botando respeito em Brigittes audaciosas. Fique atento às fraquezas do personagem também. Lembre-se que seu time é importante para te dar apoio e que há muitas formas de ser counterado pelos inimigos sem que Brigitte chegue perto de você.

McCree

McCree pode até não conseguir matar instantaneamente uma engenheira sueca, mas dá a ela do seu próprio remédio. Atirar o Clarão em qualquer lateral da Barreira da paladina acerta-a, fazendo que que abra a sua guarda. Similar ao Reinhardt, Brigitte é muito mais vulnerável a essa habilidade do que seu mestre e explorar essa fraqueza é muito valioso. Com a guarda aberta, Brigitte fica vulnerável a todos os inimigos, seja ele o próprio McCree ou snipers.

Junkrat

O junker mais insano do elenco pode ser considerado hard counter da nossa menina sardenta. Cada granada do seu disparo primário tira 120 de HP, somando o total de 5 disparos certeiros para quebrar a barreira dela. Além disso, a mina de concussão atravessa barreiras e pode ser estrategicamente atirada nas costas de Brigitte, deslocando-a e causando dano. Como Brigitte usa sua investida com o escudo com frequência, você pode se antecipar, colocando uma armadilha à sua frente. Isso permite maior segurança no quesito distância e dá oportunidade hábil para não errar os tiros.

Roadhog

Outro junker, mas muito mais robusto, Roadhog é uma resposta simples ao baluarte sueco. O dano promovido pelo porcão pode acabar com a barreira dela com poucos tiros. Sua alta resistência e sobrevivência também pode ser um problema para Brigitte, que não consegue tirar muito da vida dele. Chances de se aproveitar do erro do jogador por trás dela são muito valiosas e não devem ser desperdiçadas. Um exemplo de oportunidade, é enganchar a heroína quando ela abaixa o escudo para atacar.

Entretando, lembre-se que você tem um hitbox gigantesco. Evite dar bobeira próximo de penhascos pois Brigitte pode te empurrar pra lá com uma facilidade enorme.

Ana

Ana não faz muita frente contra Brigitte, mas é um suporte importante para anular sua passiva. Em conjunto com seu time, uma granada biótica bem jogada pode ser fatal para ela. Se Brigitte não se cura, você abre vantagem para seu time abatê-la com maior facilidade.

Sombra

Entrando aqui como um herói situacional, Sombra pode ser a solução caso Brigitte esteja difícil de lidar. Hackear a heroína deixa-a com muita pouca sobrevivência, e isso é exatamente o que você e seu time precisam. Sombra pode não funcionar bem contra barreiras, então é bom ficar esperto e flanquear ela e Reinhardt, ficando atento contra outro inimigos. O Hackeamento é uma habilidade boa para ser utilizada pois não exige aproximação. Lembre-se, como flanqueador, quando mais longe de Brigitte você ficar, melhor.

Pharah

Aqui temos, a verdadeira hard counter da engenheira. Brigitte não possui nada no kit dela que permita atingir alvos aéreos. Pharah tem claras vantagens contra ela, por ficar à distância segura e causar dano massivo com os mísseis. Além disso, o “splash damage” dos mísseis de Pharah são capazes de atingir a heroína mesmo atrás do escudo.

O maior problema aqui, nem é Brigitte, mas sim outros heróis que são counters de Pharah, como Soldado 76, Widowmaker e McCree. Fique atento a eles e peça ajuda de uma Mercy caso a situação exija.

Resultado de imagem para pharah overwatch

Olho por olho

Claramente, seu time também pode espelhar a composição inimiga e ter uma sueca também. Afinal, uma forma de enfrentá-la também, é com ela mesma. Fique atento também a outros heróis que formam o time inimigo. Nem sempre o problema é Brigitte, e ignorá-la em detrimento de eliminar outros alvos chave pode ser muito mais rentável ao time.

Já jogou de Brigitte hoje? Conte pra gente!

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "As amarras da sua mente, são sua prisão"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.