COMPETITIVO Marcelo "Mekanos" Timóteo

Banimento por desconexão ainda é comum

Já estamos na quarta temporada, e recentemente jogadores americanos deram uma de Mercy e ressuscitaram um tópico de Setembro do ano passado, abordando questões a respeito do banimento da temporada por desconexão involuntária. Kaplan na ocasião se manifestou prometendo melhorias no sistema e dando sugestões para evitar esse tipo de problema.

Ainda estamos esperando essas melhorias Sr. Kaplan…

Em países como o Brasil, é comum em várias regiões a estabilidade da internet ser comprometida. Jogar rankeado com a internet instável é uma atitude bem arriscada, principalmente agora.

Para coibir trolls e quiters, o sistema de banimento por esse tipo de atitude ficou ainda mais rígido desde a temporada 2. Isso causa um efeito positivo em geral, quanto a esses jogadores que deixam a partida no meio prejudicando seu time. Essa atitude é uma das maiores reclamações desde que o jogo competitivo foi lançado, sendo considerada a mais tóxica.

Entretanto, nota-se que pessoas que caem de forma involuntária também são pegas nesse sistema. Sob esse ponto de vista, ser banido do competitivo parece ser bem injusto. Além disso, os servidores do jogo podem passar por instabilidades e acabar derrubando muitas pessoas. Isso acaba ceifando o jogo competitivo durante a temporada de muitos jogadores, por culpa exclusiva do jogo.

Banimento por desconexão tem solução?

Visando esse tipo de problema, a comunidade já ofereceu muito feedbacks de melhoria no sistema. Sugestões como  a criação de um sistema que identifique e diferencie uma queda de uma saída proposital são as mais óbvias.

Há duras críticas quanto às quedas dos servidores contribuírem para o banimento dos jogadores, já que a empresa não parece fazer nada para evitar esse tipo de problema. Se o servidor cai, o jogo não devia computar aquilo como uma desconexão ou saída do jogador, mas ele conta.

Infelizmente, toda sugestão tem um ponto fraco. Mesmo se o sistema reconhecer uma queda de um quit proposital, jogadores ainda podem simular uma queda simplesmente desligando o modem ou roteador. Assim sendo, se o sistema for melhorado, ainda teremos que confiar na boa fé das pessoas para que isso funcione. Todos nós sabemos que pra quem quer se dar bem não há limites (ou quase).

Infelizmente, não há o que fazer atualmente. Só nos resta seguir os conselhos do ano passado do titio Kaplan e evitar jogar o modo competitivo quando a internet ou o servidor do jogo não estiverem legais:

  • Evitar jogar o competitivo quando a internet está ruim
  • Evitar jogar o competitivo quando os servidores estão instáveis ou em manutenção
  • Não sair de partidas propositalmente para que quedas ocasionais não acumulem na sua “reputação”
  • Evitar jogar em horários cuja dedicação ao jogo não possa ser exclusiva

Você já caiu por causa da sua internet ou do servidor em uma partida competitiva? Fale pra gente!

ESCUTE NOSSO PODCAST

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "As amarras da sua mente, são sua prisão"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.