NOTÍCIAS Marcelo "Mekanos" Timóteo

Banimento por “One-Tricking” | Entenda o que está acontecendo

Recentemente um jogador top 500 especializado no herói Torbjörn teve a conta banida. Ao questionar o suporte da Blizzard, ele foi informado que sua conta foi suspensa por “falta de trabalho em equipe”. Como ele usava um único herói sempre, sem mudar de forma alguma, independentemente da composição, ele foi denunciado várias vezes.

Assim, sendo, ele abriu um tópico no reddit reclamando que não havia sentido o banimento só por ser um “One-Trick-Hero”. Segundo ele, não sabe jogar bem com outros heróis e não seria bom para a equipe ele trocar. Segundo ele mesmo, trocar de herói o tornaria mais inútil para a equipe do que se continuasse com seu especialista.

A discussão foi se estendendo, com diversas opiniões favoráveis e contrárias à atitude da Blizzard. Tanto auê por conta da comunidade acabou por expor o usuário que na verdade, acabava por trollar as partidas dos colegas. Portanto, o real motivo do banimento desse usuário não foi porque ele simplesmente jogava com um único herói, mas sim porque se recusava a mudar mesmo quando a presença do anão não funcionava na partida.

Regras de banimento ainda são válidas

Uma coisa é clara. A Blizzard não está aplicando banimento a jogadores apenas por serem “One-Trick-Hero”. A equipe leva em consideração outros fatores para aplicar as punições.

Como a própria empresa já se pronunciou, ela não vê problemas em jogadores que são especializados em apenas um herói, mesmo que seja off-meta. O problema pontual nesses casos específicos, é a recusa em trocar de herói quando ele não está sendo efetivo na composição. Recusar a mudar de personagem mesmo sob orientação da equipe quando claramente não está funcionando é considerado falta de trabalho em equipe, e claro, passível de banimento.

O que acontece é que esse problema é mais comum com personagens off-meta.

Existem aos montes, jogadores que usam apenas Genji, Tracer ou Soldado 76, porém, como não há problemas com composições e meta atualmente, não são reportados pelos outros jogadores. Jogadores One-Trick de personagens off-meta como Symmetra, Torbjörn, Hanzo e Widowmaker ficam mais aparentes por não se encaixarem plenamente em composições viáveis sem comunicação com a equipe, e a recusa ou falta de game-sense para trocar quando necessário acaba justificando uma denúncia.

A discussão nos mostra vários pontos de vista diferentes, mas o maior problema exposto ainda é a toxicidade.

Toxicidade deve ser combatida

Há muitas formas de ser tóxico em uma partida. Uma delas é claramente não trabalhar em equipe de propósito.

Escolher um personagem pouco útil em composições específicas, insistir em manter um personagem que está sendo plenamente counterado pelos inimigos, trocar de personagem para um menos útil de propósito para provocar seu próprio time e se matar de propósito é passível de denúncia e deve ser reportado.

Entretanto é bom ter a mente aberta. Muitas vezes um jogador é reportado apenas por escolher um boneco fora do meta, mas que está funcionando na partida. Para esses jogadores, que são especialistas em personagens off-meta, mas que trabalham em equipe e aceitam sugestões para viabilidade da equipe e trocam de herói, não há o que temer.

Portanto, é necessário responsabilidade na hora de reportar um jogador. Reportar um bom jogador apenas porque não usou um herói do meta (mesmo ele estando funcionando bem) é encher a equipe de denúncias da Blizzard de trabalho desnecessário. Essa atitude pode ser considerada um tipo de toxicidade também, já que atrasa a análise de denúncias realmente coerentes.

Dessa forma, ser tóxico de propósito para prejudicar a própria equipe é totalmente passível de banimento. Mas deve-se analisar com cuidado se realmente o jogador está pouco ligando para composição de equipe.

Evite ser denunciado

Essas notícias recentes acenderam um alerta vermelho na comunidade. Ser “One-Trick-Hero” de um herói do meta nunca foi um problema, mas para quem joga com personagens alternativos uma ameaça pode ter sido lançada. Não dê motivos para ser reportado pelos seus colegas, só seguir os seguintes passos:

  • A alma do jogo é o trabalho em equipe, portanto é válido notar que ser um jogador de um herói só não é uma coisa bem vista pela comunidade. Tente ser flexível com as composições dentro das suas possibilidades.
  • Treine com outro herói fora da área competitiva para ganhar experiência e ter maior flexibilidade durante as partidas rankeadas. É imperdoável que num jogo onde existam 26 bonecos, você só tenha habilidade com um deles.
  • Se não conseguir controlar outro boneco com o mínimo de efetividade, converse com sua equipe para que possam montar uma composição que favoreça a presença do seu personagem. Essa dica é bem melindrosa, mas pode ser uma alternativa para que todos joguem bem.
  • Caso não esteja preparado para trocar de herói se for necessário durante uma partida rankeada, evite esse modo de jogo até dominar pelo menos 3 heróis diferentes. Afinal, não será apenas você que perderá posicionamento. Temos que pensar em todos
  • Abra a comunicação. Texto é bom, mas voz é melhor e muito mais rápida. Conversar com seu time pode ser muito mais útil do que se pensa. Lá vocês podem combinar composições, escutar sugestões de pick e tramar engages.
  • Equilibre suas partidas. Todos gostamos de jogar com nosso herói favorito, mas nem sempre ele será efetivo em um ou outro jogo. Vá alternando entre seus “mains” para variar sua play e passar boa impressão para sua equipe.

Denuncie com sabedoria

Todos queremos um jogo limpo e saudável. Se você está vendo que um jogador está claramente prejudicando seu time, denuncie sem demora. Não importa se você acha que “não dá em nada” ou que “não adianta porque é smurf”. A equipe da Blizzard está trabalhando duro para tornar o jogo o mais saudável possível e isso só poderá feito com sua ajuda.

Analise com cuidado antes de denunciar um colega de equipe. Se a denúncia não proceder, você estará ocupando um analista da Blizzard que ao invés de perder seu tempo verificando uma denúncia que realmente não dará em nada (porque não é procedente) ele poderia estar aproveitando essa chance para avaliar uma denúncia verdadeira.

Antes de sair denunciando uma pessoa também, tente conversar com ela para entender o que está acontecendo. Muitas vezes um papo ou um acordo com todos pode resultar em algo bom e positivo para esse jogador e o resto da equipe.

Como disse acima, denunciar sem motivo plausível um jogador atrasa o serviço da Blizzard em punir quem realmente merece punição.

Qual sua opinião sobre esse tipo de comportamento? Comente!

ESCUTE NOSSO PODCAST

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "As amarras da sua mente, são sua prisão"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.
  • Guilherme Kyon

    Os caras paga 200 conto no jogo pra jogar só de Torb. Nego é foda.

    • Igor Souza

      Ele pagou, logo ele pode jogar com oque ele quiser nueeeeeeeeeem men?

      • Rafael Bellini

        Olha muito solido seu argumento, pensando assim quando comprar um carro eu posso anda na calçada, na ciclovia e quem saber atropelar alguém afinal de contas eu comprei essa porra! Agora faça um favor quer ser mono hero jogue contra bots ninguem vai t pntelhar !

        • Vagner Rodrigues

          o cara pagar por um produto, nao significa que nao deve seguir as regras. o jogo e em equipe, se a pessoa nao consegue jogar em equipe, procure um game solo, e seja feliz!

      • Guilherme Kyon

        Acho que não né meu parça, já que a Blizzard baniu ele. (Y)

        De todo jeito é jogar dinheiro fora, comprar um jogo pra jogar so com um personagem, mas o cara tem o direito de ser burro e noob.

  • Yasuo

    Não concordo com o ban, o cara tem uma win rate boa de tob, e ninguém tem obrigação de ficar ouvindo palpite de outros jogadores. Como não ignorar os aliados sendo que geralmente eles são uns babacas? Tem que ser muito corajoso para usar os chats desse jogo, eu não tenho tanta paciencia e nunca terei.

    • Mark

      Tem sim. O jogo é em equipe. Você pode até responder educadamente explicando seu ponto de vista pros outros, mas se comunicar com o time é essencial nesse tipo de jogo.

  • Igor Souza

    ban mais bosta impossivel , por isso este jogo merda vem perdendo jogadores

  • KLKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Pelo menos no LoL , report é final da partida, e quando alguém é banido por usar 1 champ só Riot remove o ban, no qual realmente acontece… mas Blizzard huhuhushuUHSUHHUSHUHU Quer forçar meta na gente e falando para não sermos reportado por o sistema que pelo jeito é automatico após x denucias hushusuhs 160 conto pra isso HUSHSHUSHUSUHSUH

  • Gabriel Beppler

    Pela thread no reddit:
    1) o cara q tomou ban nao é top 500, muito menos gm. É diamante.
    2) ele nao tomou ban por one trick. Tomou ban pq nao pegou personagem e ficou saindo e voltando pra partida, pra nao ficar afk. Nao ajudou a equipe.

    Tem nada disso de torb top 500 ser banido por one trick.

  • Jamilso Luiz

    Está certo jogos coletivos são isso, coletivos. É necessário o mínimo de colaboração com a equipe, quem joga lol por exemplo sabe muito bem o quão nocivo são os players que dão instalock sem importar-se com a composição do time, uma coisa é tentar masterizar um campeão outra é prejudicar os outros jogadores só por ser teimoso e não tentar aprender algo além daquele único campeão.

  • ….Chapolin….

    denuncia com sabedoria ehauehaue serio nesse jogo onde so tem fdps toxicos ? meio complicado

  • ito

    Comunidade de over é muito ruim, só os mobas mais famosinhos mesmo devem ter uma comunidade pior.