ESPECIAL Marcelo "Mekanos" Timóteo

Entenda como funcionam os servidores de Overwatch

Se você joga online a muito tempo, está familiarizado com os termos Lag, PING entre outros. Hoje vamos tentar explicar para todos como funcionam os servidores de Overwatch e outro jogos online.

Overwatch, por ser 100% online, possui servidores dedicados que agem como mediadores de informações entre os clientes (que no caso é você e seus outros 11 coleguinhas). Claramente por ser um jogo que depende da conexão da sua internet, ela é um fator muito importante para determinar o desempenho do jogo em geral. Baixas conexão podem resultar em Lags, e conexões inadequadas acabam interferindo no desempenho do jogo.

Como os servidores funcionam?

Vamos imaginar que o servidor é um quartel general. Para que a guerra funcione de forma efetiva, é necessário uma comunicação eficiente entre os soldados que estão no campo de batalha com o quartel. Os soldados enviam informações vitais de sua posição e da posição do inimigo para o quartel. O quartel toma uma decisão e envia essa informação de volta para os soldados, que assim agem.

Assim funciona basicamente, servidores de jogos online.

Você, como jogador, é o cliente, que envia informações das ações para o servidor. Dentro do servidor, uma “cópia” do seu avatar recebe os seus comandos, reage a eles e envia de volta para você. Assim, você se mexe dentro do jogo, pois o servidor entendeu que você deveria se mexer. A cópia do seu boneco que está dentro do servidor, nós chamamos de imagem autoritária, e é ela que rege o andamento do jogo. Isso não só exclusivamente de você, mas de todos os clientes conectados àquela sessão. Por isso que você consegue atirar no inimigo e ser atingido.

Espelho, espelho meu

Então, podemos fazer uma analogia a um espelho que copia seus movimentos e dá um retorno visual disso para você e outros jogadores. É como se houvesem 3 personagens em uma mesma sala, mas invisíveis, regidos apenas pelos comandos e conexão de internet.

Olhe a imagem acima, você é Cliente A. Quando você atinge um inimigo, você está atirando na imagem proprietária dele, ou seja, você está atacando a imagem do servidor. O servidor detecta essa ação e transmite essa informação para seu oponente, o Cliente B, dono da imagem proprietária danificada e ele recebe o dano no computador ou console dele. Essa troca de informações é muito rápida e normalmente e num ambiente ideal, não leva mais que 15-25 milissegundos para se concretizar.

Agora, para que isso ocorra perfeitamente, uma boa rede de comunicação é essencial. Qualquer atraso ou falha resulta no que chamamos de Lag.

Lag

Lag nada mais é que um atraso em si, seja no envio de informações do cliente para o servidor ou vice e versa. Quando temos Lag no jogo, podemos notar claramente. Um morte ocorrida quando se atingiu uma cobertura, um disparo certeiro que falhou. Engasgos na movimentação dos personagens e comandos falhados são os mais comuns problemas causados por Lag.

O lag pode acontecer em duas vias: da sua conexão com o servidor, e do servidor para você. É possível detectar a origem do problema observado o comportamento do seu personagem. Quando seu personagem consegue se movimentar livremente e você nota seus companheiros “se teletransportando” ou ficando parados, é provável que o envio de informações do servidor para você esteja comprometido. Quando você não consegue sair do lugar, seja sendo forçado a ficar no mesmo lugar, o “puxado” para o mesmo local sempre, é muito provável que o problema de conexão seja seu para com o servidor.

Quando você consegue fugir de um inimigo, mas morre estando completamente seguro e protegido, aconteceu que houve uma falha ou atraso de comunicação entre o servidor e você. Seu inimigo já tinha matado sua imagem proprietária a poucos milissegundos atrás e você só recebeu a informação que estava morto depois, mesmo estando supostamente escondido.

Lag é um problema de múltiplas facetas e pode ser difícil de resolver. Muitos fatores podem influenciar na conexão do seu jogo. Banda ocupada, DNS, NAT, restrição do provedor, taxa de upload baixa são os principais vilões. Podemos medir a velocidade de conexão através do medidor de PING do jogo.

PING

O PING é uma ferramenta utilizada para medir em milissegundos, o tempo que um determinado pacote de dados leva para ir e voltar de um local específico. Assim sendo, quando menor esse tempo, mas rápida e estável essa conexão é. Podemos fazer uma analogia a um jogo de tênis de mesa, onde uma pessoa envia uma bola (pacote de dados) através de um caminho e ele chega ao destino (o outro lado da mesa) e outro jogador rebate essa bola de novo para sua origem.

Alguns fatores influenciam diretamente o tempo do PING, e o mais impactante deles é a distância a ser percorrida. Quanto maior a mesa de ping-pong, mais tempo leva para a “bola” percorrer o trajeto. É exatamente por isso que quando caímos em servidores norte americanos, nosso PING sobe.

Quanto mais longe o servidor está do cliente, mais tempo leva para as informações irem e voltarem. É uma reclamação pontual dos jogadores africanos, por exemplo, que são obrigados a jogar com taxas altas de latência por não haver servidores africanos do jogo. Ele são forçados a jogar em servidores europeus com até 400ms de PING.

O PING é uma ferramente muito útil para identificar os motivos do Lag. Ele pode indicar problemas na conexão tanto de entrada quanto de saída e isso é crucial para notarmos quando é seguro encarar uma partida ranqueada. Não é recomendável jogar com o PING acima de 100 essas partidas.

A troca de informações é regida também, pela velocidade da sua conexão, tanto o download quanto o upload.

Download é bom, mas Upload também é muito importante

Ter vários megas no seu contrato de internet é incrível, mas nem sempre ter uma internet veloz para download significa que ela seja excelente para jogar online. Muitos contratos de banda larga são assimétricos, ou seja, a banda disponível para download é diferente da fornecida para upload.

É muito comum usuários terem 10 megas de down e penas 0,5 ou menos de Up. Lembre-se que para jogar plenamente, o servidor precisa que você baixe informações, mas também precisa que você envie informações também.

Quanto mais rápido você puder “upar” essas informações, melhor para seu jogo. Se você joga com upload reduzido, você pode enfrentar problemas como atirar em um inimigo e não atingi-lo pois a informação chegou na imagem proprietária atrasada.

Suponhamos que você está jogando de McCree, e atirou na cabeça de uma Tracer. Se sua conexão de upload for baixa, mesmo que você veja acertando a imagem proprietária da Tracer inimiga, na verdade seu inimigo já usou o Recall a “muito tempo” para fugir, e por isso o tiro não acertou de verdade. Aí quando o servidor percebeu que você atirou, é tarde para corrigir o erro.

Você recebeu informações do servidor rapidamente pois seu download é rápido, mas não conseguiu enviar informação a tempo. Chamamos isso de Lag também.

Corrigindo os problemas

Tirando erros de servidores, que claro, podem acontecer, independentemente da sua conexão, melhorar sua internet é uma das chaves para evitar problemas.

  • Verifique se sua internet é simétrica ou assimétrica. O mais recomendável é que ela seja simétrica. Se não for, entre em contato com seu provedor para analisar a possibilidade de fornecer mais upload dentro do seu plano.
  • Aumente a velocidade da sua internet. Geralmente jogos online não exigem uma troca gigantesca de dados. Entretanto ter maior velocidade impede que quedas repentinas de banda não comprometa seu desempenho.
  • Evite realizar downloads ou uploads paralelos durante suas partidas. Essa dica é bem clássica, mas pode passar batida.
  • Procure jogar em momentos com menor fluxo de dados na sua região. Dependendo do tipo de internet contratada, outros usuários podem causar lentidão na rede, comprometendo a sua conexão. Visualize o melhor horário para se divertir e aproveitar o máximo da sua conexão.
  • Jogue em grupo. Jogar em grupo é melhor pois facilita o retorno à partida após uma queda.
  • Evite jogar durante instabilidades. É muito recomendável dar uma brincada no Arcade ou no Jogo Rápido para testar a quantas anda o servidor. Evite se aventurar nas ranqueadas durante períodos onde sua internet ou os servidores não estão legais. Lembre-se que agora ser banido pela temporada pode trazer sérias consequências.

Enfim, espero que essa matéria tenha esclarecido alguns fatos e termos para vocês. Bom jogo, e não trole a partida dos seus coleguinhas.

ESCUTE NOSSO PODCAST

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "As amarras da sua mente, são sua prisão"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.
  • ito

    Muito bom, ficou bem didático.
    Agora façam sobre o matchmaking, que normalmente é sempre desbalanceado haha

  • Homi Aranha preto

    Estou a meses sofrendo com quedas …. o pior é que só cai no competitivo. Já reclamei com a provedora de internet mas percebi que o erro é com a Blizz mesmo.
    Difícil viu