ESPECIAL NOTÍCIAS PTR Marcelo "Mekanos" Timóteo

Conheçam Brigitte, nova heroína de Overwatch | Disponível no PTR

Depois de muita especulação e vários teasers e vazamentos, finalmente Brigitte está entre nós.

Como já havíamos especulado nos fórums e grupos de discussão, Brigitte é filha de Torbjörn e escudeira e afilhada de Reinhardt. Cansada de apenas reparar os danos causados em batalha, ela decidiu se comprometer atuando na linha de frente protegendo seus companheiros.

Surpreendendo todos que esperavam um herói defensivo, Brigitte (pronuncia-se Bríguitta) é da classe dos suportes, o que deu uma renovada na classe que sempre foi a menor do jogo até agora. A sueca é muito versátil e apesar de ser basicamente um suporte possui muitas características de tanque.

Brigitte possui o arquétipo de um Paladino. Paladinos, comumente se armam de escudo e uma arma de mão e possuem habilidades de cura. Aliás, o Paladino é um personagem jogável da franquia Diablo, também da Blizzard. Inspiração para criação do personagem não faltou.

Vamos analisar abaixo suas habilidades e como ela pode vir a se tornar importante para o meta. Lembrando sempre que ela ainda está em teste e os valores descritos podem ser alterados até seu lançamento.

Habilidades

Mangual a Jato

A arma principal de Brigitte é um Mangual. O mangual é uma arma medieval muito poderosa que podia ser manuseada com segurança pelo seu portador. Claramente o mangual real não é tão elástico como o de Brigitte, mas no caso dela, ele tem um alcance médio muito bom. Os 6 metros de atuação dos golpes tornam Brigitte um herói corpo a corpo mais afastado dos seus adversários, bem diferente do seu padrinho alemão. Por ofertar dano físico por contato, o Mangual a Jato possui características especiais como ignorar barreiras. Isso é muito importante para essa arma, já que ela é ligada à cura passiva que o personagem oferta. Falaremos da sua passiva mais abaixo.

Cada golpe causa 35 de dano e tem velocidade de movimento de 0,6 segundos. Claramente, como é uma arma corpo a corpo, não há necessidade de recargas.

Disparo Açoitador

O mangual possui uma habilidade ativa que estica sua corrente por 20 metros e empurra para trás o primeiro herói que toca. Esse golpe causa 70 de dano e é muito útil para afastar perigos tanto dela mesma, quanto de aliados. Além disso, fornece à Brigitte segurança caso esteja sendo flanqueada, ou permite finalizar algum inimigo que esteja fugindo para longe de seu alcance. O Disparo Açoitador é excelente combinado com as outras habilidades de Brigitte e como empurra inimigos abre oportunidades de abates em ambiente.

Pode parece estranho uma habilidade que distancie o inimigo do alcance de sua arma principal, mas pensando em Brigitte como uma protetora, manter o perigo afastado pode ser decisivo em muitos casos. Lembrem-se que Brigitte é uma heroína de suporte, a sua função primária não é solar inimigos, a menos que situação a favoreça.

Barreira de Escudo

Assim como Reinhardt, Brigitte possui um pequeno escudo pessoal muito similar ao do seu padrinho. O escudo segura 600 de dano antes de quebrar, e também se regenera fora de uso a uma taxa de 200 hp por segundo. O escudo tem como função proteger sua portadora de dano e permite que ela se aproxime de inimigos evitando disparos. O escudo é pequeno para proteger um aliado, mas ela pode se colocar à frente de um amigo para servir de barreira, mesmo sendo menos eficiente que um tanque verdadeiro.

Apesar disso, o escudo não aguenta tanto dano quando as barreiras de outros tanques no jogo, então é bom não ficar de frente para um Bastion…

Golpe de Escudo

Aí sim, a utilidade do escudo se prova ímpar com essa habilidade. Quando a heroína está com seu escudo levantado, apertar o botão de ataque primário ativa um golpe em dash que percorre 7 metros. Se o escudo atingir um inimigo, ele recebe 50 de dano e fica atordoado por 1 segundo. É uma habilidade defensiva muito poderosa e que será muito importante para interromper habilidades com tempo de invocação e supremas que são vulneráveis a atordoamento.

Dessa forma, por exemplo, uma Brigitte pode se aproximar com segurança relativa de um McCree ultado e atordoá-lo antes que ele mate alguém com sua suprema.

Além disso, essa é verdadeira habilidade defensiva da personagem. Ela pode afastar facilmente flanqueadores com combos com essa técnica

Kit de Reparos

A habilidade ativa de cura de Brigitte é um projétil de longa distância altamente veloz que cura 150 pontos de vida. Além disso, qualquer cura acima do limite máximo de vida do aliado aplica armadura, ao máximo de 75. Essa armadura porém, é temporária e some depois de 5 segundos. Essa habilidade, apesar de ser direcionada, tem dupla função já que pode ser usada para curar um aliado ou reforçar suas defesas durante uma luta.

Inspirar

A passiva de Brigitte é baseada na habilidade paladina de cura. Para cada golpe de Mangual que ela aplica nos inimigos, uma cura de 16 HP por segundo em um raio de 20 metros é concedida aos aliados em torno, inclusive nela mesma. Cada golpe ativa sua passiva por 5 segundos, o que totaliza uma cura de 80 HP, e esse tempo é resetado a cada golpe bem sucedido.

Reagrupar

Sua suprema é singular no jogo. Diferente dos heróis com cura como sua função primordial, Brigitte oferece proteção de duradoura. Armadura é aplicada nela mesma e em cada aliado que fique próximo dentro de um raio de 7 metros. São 150 pontos máximos de armadura para cada aliado, e essa proteção permanece até que ela seja drenada por dano. Lembrando que armaduras mitigam dano, é uma das proteções mais poderosas do jogo até agora.

Além da armadura concedida, Brigitte ganha um bônus de velocidade. Essa rapidez extra funiona tanto para atingir inimigos com seus golpes quanto alcançar aliados para que eles recebam armadura.

Balanceamento virá

Como Brigitte é uma heroína recém saída dos computadores da Blizzard, é natural que ajustes devam ser feitos. Um paradoxo paira sobre opiniões da comunidade. Os profissionais acharam-na muito forte, já a playerbase casual do jogo não viu ela muito forte. Os profissionais analisam sua força como off healer e suporte utilitário defensivo, já o resto dos mortais acham que ela faz coisas demais, e nenhuma muito bem.

Apesar das opiniões discordantes, uma coisa é certa: não vai dar pra formar uma composição com apenas Brigitte como curandeira. Ela servirá muito bem como uma segunda curandeira do que cumprindo esse papel sozinha. Um combo poderoso de curandeiros pode ser formado com ela e Ana, já que a Granada Biótica da egípcia aumenta a taxa de cura dos aliados. Assim, aliados afetados pela granada e pela aura de cura da paladina serão muito beneficiados.

Brigitte está entre nós! Teste Agora!

Brigitte está disponível agora para teste no servidor de testes da Blizzard (O PTR). Ansiosos pela chegada da engenheira no servidor principal? Comente!

ESCUTE NOSSO PODCAST

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "As amarras da sua mente, são sua prisão"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.