GUIAS MODO DE JOGO Marcelo "Mekanos" Timóteo

Contendas de Natal | Dicas para os dois modos

Um dos maiores atrativos em eventos de Overwatch além dos novos visuais, são as contendas especiais. Ano passado, durante esse período, o jogo tinha acabado de lançar o Arcade com o modo Eliminação, juntamente com o Ecoponto: Antártica. Uma guerra de bolas de neve se iniciou com uma proposta divertida e tática.

Esse ano temos duas contendas, além da volta da Ofensiva de Bola de Neve no Paraíso Congelado, ganhamos um modo 5 x 1. A Caça ao Yeti.

Cinco Meis procuram uma versão Yeti do Winston bem poderoso, com o objetivo de abatê-lo. O modo é um estilo de luta contra o chefe e possui algumas particularidades especiais. Falaremos delas logo abaixo.

Além disso, as contendas especiais também nos trouxeram versões nevadas dos mapas Floresta Negra e Nepal, que se juntam a Hanamura e King’s Row.

Fiquem agora com dicas para as duas Contendas especiais, e divirtam-se!

Ofensiva de Bola de Neve da Mei

Novamente, temos o modo eliminação onde um único tiro certeiro pode te tirar da jogada. É um modo de eliminação clássico 6 x 6 sob regras diferenciadas. O aniquilador endotérmico da Mei foi modificado para atirar apenas bolas de neve, que devem ser recarregadas em montes espalhados pelo mapa. Sua suprema ao invés de congelar em área, fornece munição ilimitada por um curto período de tempo, ofertando uma vantagem bem significativa para seu usuário.

Falando em mapas, esse ano temos a inclusão da Floresta Negra nas contenda, dando um ar fresco à batalha. O Ecoponto ainda está disponível no rodízio, portanto você poderá matar as saudades. A Floresta Negra abre possibilidade diferentes aos times, pois é um mapa mais aberto e relativamente maior que o Ecoponto, então estratégias utilizadas na Antártica podem não funcionar aqui.

Para se dar bem nesses modos novos, sigam as dicas abaixo e bom jogo!

Fique junto de seu time

Como você possui munição limitada, atirar e errar pode ser fatal, em momentos onde se está sozinho contra outro oponente. Caso você erre o tiro, outro companheiro seu pode acabar acertando o inimigo e vingando você. Presumindo que o inimigo também estará sem munição, é um chance de reviravolta. Um grupo unido também funciona melhor para se proteger usando a Muralha de Gelo para bloquear disparos inimigos

Use a muralha para se proteger, enquanto recarrega

Recarregar seu Aniquilador pode ser o momento mais tenso desse modo de jogo, já que obrigatoriamente você tem que mirar para o monte de neve e perde visão lateral. Para evitar ser surpreendido use a muralha para recarregar em segurança e mantenha os ouvidos atentos a aproximações.

Se estiver sem munição, use a muralha para impedir inimigos de recarregarem

Claro, considerando que você também não tenha como recarregar. Conjurar uma muralha de gelo aos pés de um inimigo que esteja recarregando afasta ele do monte de neve e interrompe o ciclo de carga do mesmo. Cuidado ao usar isso, pois você também pode afastar aliados do monte de neve e impedir a recarga deles também. Use esse recurso em um aliado apenas caso perceba que dá para salvar sua vida, se um inimigo estiver prestes a atirar.

Não fique parado esperando ser atingido

Ao encontrar um inimigo, mantenha-se em movimento para desviar das bolas de neve e ganhar tempo ou vantagem na luta. Ficar parado é bem improdutivo e pode custar sua eliminação. Alternativamente, porém, você pode blefar uma morte fácil para seu inimigo, ficando parado de propósito para que ele atire, e no mesmo instante, entre em congelamento criogênico. Isso gastará munição do inimigo e dará vantagem a você.

Use sua suprema com sabedoria

Como disse antes, a sua suprema transforma seu Aniquilador em praticamente, uma metralhadora de neve. Aproveite oportunidades onde grupos de inimigos estejam reunidos e tente alvejar vários alvos de uma única vez. Além disso, fique atento ao final do efeito da sua suprema. Ela deixa sua arma carregada quando termina, portanto é bom parar de atirar freneticamente para conservar uma bola de neve no pente para evitar ficar procurando montes para recarregar. Lembre-se também, que você não fica invulnerável durante a ativação da Rajada, portanto fique atento.

Caça ao Yeti

Simultaneamente à Ofensiva da Mei, temos a nova contenda: a Caça ao Yeti. Esse modo se baseia simplesmente em uma disputa entre 5 Meis contra um único Winston Yeti. Pode parecer uma luta injusta, mas as modificações na qualidade de vida do Winston deixaram o jogo bem balanceado dando uma chance de 50% de vitória para cada “time”.

Diferente das outras contendas onde há chefes, aqui Winston é controlado por um jogador, tornando a experiência mais divertida e bem mais disputada por todos, já que o objetivo é vencer um chefe controlado pela inteligência humana.

Cinco Meis contra um único Yeti pode até parecer covardia, entretanto Winston possui vantagens até demais para lidar com suas algozes. Possui 5000 de HP, dano aumentado e resistência à congelamento rápido.

Além disso, Winston deve procurar pelo mapa, 4 pedaços de carne para alimentar sua fúria primata, que é absolutamente fatal para as Meis, dura muito mais tempo que a versão padrão e é muito forte contra qualquer defesa que as ecologistas são capazes de criar.

Vamos contar como jogar bem esse modo, para ambos os lados dessa história, abaixo:

Como Caçadores

5 Meis com status de HP normais, procuram um Yeti pelo mapa de Nepal. Não será tão fácil. Winston tem mobilidade alta, dano aprimorado, e suas habilidades defensivas estão com durações reduzidas. Tente se comunicar com seus parceiros de caçada e boa sorte!

Evite ficarem os cinco agrupados

Por incrível que pareça, ficar agrupado aqui não é muita vantagem visto que Winston é muito móvel e consegue driblar bem grupos, mesmo que estes atinjam seu alvo. Para maior eficácia dividam-se em dois grupos e tentem cobrir duas áreas distintas, ficando próximos aos pedaços de carne que alimentam a fúria primata do Winston. Tente prever os movimentos do Yeti para causar dano a ele o mais cedo e rápido possível, espantando-o para a área coberta pelo segundo grupo de aliados para que ele não tenha paz.

Alternem o dano e habilidades

Congelar Winston é imprescindível, porém, o spray de congelamento não oferta muito dano e lembre-se, o Yeti possui 5000 pontos de vida. Combine com seu parceiro de grupo para que um congele enquanto outro dispara o tiro alternativo maximizando o dano. Isso garante um bom estrago e pode fazer a diferença no final, quando o Yeti estiver com pouco HP.

Além disso, Winston possui um dano muito maior com seu Canhão de Tesla e consequentemente mata muito mais rápido. Estar em dupla ou trio é efetivo pois uma Mei pode se proteger com o Congelamento Criogênico enquanto outro ampliam o dano, para logo depois, se protegerem também.

Não tentem se proteger. Espalhem-se e escondam-se!

Quando Winston pegar o terceiro bife, evitem agruparem-se lutando para tentar evitar que ele se alimente a todo custo. Ao invés disso espalhem-se pelo mapa dando dano de longe ou escondendo-se. Assim quando ele pegar o último pedaço de carne, ele não encontrará muitos alvos fáceis. Estrategicamente falando, é bom até um único membro do time se “sacrificar” servindo de isca para distrair o Yeti enquanto os outros membros se escondem. Ficar próximo e tentar sobreviver usando paredes de gelo ou congelamento não é nada efetivo. A duração de ação dessa habilidades é muito reduzida e o dano que Winston provoca é muito alto para ser contido.

Pernas pra que te quero!

Cuidado com suas habilidades

Assim como no jogo corrente, Mei tem um péssimo efeito colateral de se proteger e acabar matando todo o time, separando-o com sua parede de gelo. Durante esse modo, a Muralha tem maior utilidade fornecendo mobilidade vertical do que bloqueando os saltos do Winston. Claro que, durante uma teamfight bloquear o macaco é muito efetivo e dá certo, mas usar a parede para chegar a lugares altos instantaneamente tem muito mais valor.

Além disso, a parede caso for conjurada abaixo de um Yeti preso em uma armadilha, liberta-o imediatamente. Ele ainda vai receber o dano ao longo do tempo, mas ele estará livre para atacar ou fugir.

Use bem suas armadilhas de aço

Diferente de qualquer outra contenda, a suprema da Mei aqui é uma Armadilha de Aço, igual a do Junkrat. Entretanto, nesse modo, a armadilha demora 5 segundos para se ativar e causa dano ao longo de tempo assim que prende o macaco, o que exige previdência do jogador para armá-la num local chave onde o Yeti pode passar. Usar elas próximo ou sobre os bifes é muito eficiente (considerando que não seja o último). Outro local excelente para armar armadilhas é no segundo andar do sacrário, nas sacadas e dentro do quarto do Genji. Tente ficar sempre próximo à sua armadilha para poder causar dano extra ao Winston. Ela é sua habilidade mais poderosa.

Caso Winston caia em uma armadilha durante sua fúria primata, aproveite e CORRA para o mais longe possível!

Como Yeti

Winston está bem poderoso nesse modo. Para jogar como Yeti nas filas solo, é necessário escolher isso no início da busca, porém não é garantia que você ocupará esse cargo. Para aumentar as chances de jogar como Yeti, jogue vários jogos como caçador.

Winston possui visão indicativa de onde há pedaços de carne no mapa, direcionando seus movimentos. A prioridade é sobreviver, até obter 5 abates e vencer o jogo.

Seu foco primordial é alimentar sua fúria primata

Winston tem dano aumentado, é verdade. Mas não pode dar muita bobeira ficando visível no mapa. Tente comer os 4 pedaços de carne o mais rápido possível para ativar sua versão mais poderosa e atingir qualquer Mei que esteja em seu caminho.

Alterne as habilidades

Apesar do tempo de cooldown da barreira e do salto serem bem diferentes, tente usar uma alternadamente à outra. A função da barreira é dificultar a vida à longa distância das Meis, e o salto serve para fugir e se mover pelo mapa mais rápido que seus inimigos.

Passe desapercebido

Os bifes demoram um pouco a aparecer no mapa, e surgem em ponto aleatórios. Se esconder enquanto aguarda, ou no cooldown das suas habilidades, pode ser uma boa tática para evitar encontrar o grupo de caçadores despreparado para fugir.

Não hesite em atacar com o Canhão de Tesla

Isso força as Meis a entrarem em Congelamento Criogênico interrompendo suas ações ofensivas, abrindo brechas para que você fuja. Além disso o Canhão de Tesla causa muito mais dano que versão padrão e pode inclusive matar facilmente seus inimigos, caso eles não tenham coordenação. Você precisa de 5 abates, não importa como eles aconteçam.

Cuidado com as armadilhas

As armadilhas limitam seu movimento e causa muito dano, ainda mais aliado aos ataques do grupo de caçadores. Eles tentarão te prender próximo aos pedaços de carne e em lugares altos onde você costuma ficar seguro. Seu Canhão de Tesla destrói facilmente as armadilhas, portanto olhe bem onde está pisando.

Atenção na hora de pular

Winston não controla a direção do pulo, uma vez que já o tenha ativado. Ao fugir de grupos de caçadores próximo a beiradas de penhascos, tome cuidado para não cair no abismo. Evite saltar no desespero apenas para fugir e calcule sua trajetória. Esse “pequeno” erro vai lhe custar 50% da sua vida.

Jogue em grupo com seus amigos

Na Caçada ao Yeti, é possível jogar com um grupo fechado de 6 jogadores. Dessa forma, um de seus amigos sempre será o Yeti, com alguém do grupo ocupando a vaga aleatoriamente durante várias partidas. Jogar com seus amigos renderá bons momentos de diversão e consequentemente permitirá que todos joguem como Yeti em algum momento.

Gostou dessas dicas? Achou as novas contendas divertidas? Conte para nós!

ESCUTE NOSSO PODCAST

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "As amarras da sua mente, são sua prisão"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.