GUIAS Marcelo "Mekanos" Timóteo

Dicas para a Vingança do Dr. Junkstein

Sim, sabemos perfeitamente que estamos atrasados com esse guia. Porém ainda dá tempo de aproveitar o divertido PvE sazonal de Halloween, A Vingança do Dr. Junkstein, e obter os sprays exclusivos.

Assim como tivemos o retorno do Lúciobol no evento dos Jogos de Verão, o Terror de Halloween 2017 nos trouxe novamente a Vingança de Junkstein, com algumas pequenas modificações. A mais proeminente é a adição de um chefe extra na contenta, A Invocadora, representada pela Symmetra, que é a maior dor de cabeça nas dificuldades mais altas. Além disso, uma versão alternativa da contenda chamada “Noite sem Fim” adiciona um desafio extra para os jogadores, com uma mecânica de ondas de inimigos e chefes com uma dificuldade crescente e suada, inclusive no modo mais fácil da contenda.

Algumas dicas do ano passado ainda são válidas aqui. Relembraremos todas elas e adicionaremos algum aprendizado que tivemos para tornar o modo menos amargo nas dificuldades mais altas.

Mecânicas

  • Joguem em grupo com comunicação ligada. Trabalho de equipe é a coisa mais importante nessa contenda. Alguns sprays exigem muita dedicação e cuidado para serem obtidos, e isso só é conseguido quando todos estão se comunicando.
  • Priorize alvos. Os alvos prioritários são em ordem crescente, os Pneus do Choque, os Zombardeiros, os Zôminicos que estejam perto da porta e os chefes. Pode parecer estranho colocar os chefes como últimos da lista, mas eles não causam dano à porta e além disso distraem demais os jogadores. É muito comum aparecer um chefe e todo mundo simplesmente esquecer que a porta existe. Tirando Junkstein que não sai da sua posição, os outros chefes virão até você. Atraia-os para perto da porta, assim vocês conseguem lidar tanto com eles quanto com os derrubadores da porta. Na batalha final, mate Mercy o mais rápido possível, seguida de Junkstein. Os Zombardeiros são um ponto especial. Eles não causam dano à porta, mas não podem ser ignorados ou se acumulam e começam a matar todo mundo ao alcance.
  • Não hesite em pedir cura para Ana (se realmente estiver precisando). Ana pode curar todos à distância. Como o boneco usa mira telescópica para tornar seu tiro em hitscan, é muito natural o jogador não ver quem está precisando de cura. Outro indicador de aliado em perigo, que é a cor alterada através das paredes, não é muito efetivo nesse modo pois é praticamente um campo aberto. Então, dar uma call de cura pode ser útil para sua Ana, só não vá exagerar.

Habilidades Supremas

  • Deixe Ana causar dano. É muito comum Ana ficar sem muita carga de suprema durante esse evento simplesmente porque há 3 DPSs competindo por kills. Ana carrega sua suprema muito mais rapidamente causando dando e matando inimigos que curando aliados. Além disso, tirando momentos de sobrecarga de Zombardeiros e chefes, o dano recebido para curar é muito pequeno, e o 76 tem um dispositivo que cura em área, roubando as oportunidades de Ana carregar a sua suprema. O recomendável é deixar Ana matar os Zôminicos que aparecem à direita no começo do jogo e sempre que for carregar a suprema.
  • Usem suas supremas com coordenação. McCree é muito importante nessa dica. Ele tem a capacidade de se livrar de chefes facilmente ou causar dano massivo a eles, além de levar uns zôminicos junto. Por mais que seja tentador gastar o Estimulante no Soldado, ultar o McCree no momento certo do spawn de chefes pode ser muito mais útil à equipe. Hanzo pode causar dano massivo e limpar uma lane facilmente, além de ajudar a eliminar Chefes, por exemplo, Junkstein é muito vulnerável ao Dragão do Hanzo. A suprema do Soldado 76 é muito útil para limpar ondas de zôminicos e destruir Pneus do Choque com facilidade.

Posicionamento

Posicionamento é a coisa mais importante na Vingança do Dr. Junkstein. Onde cada um fica durante o combate é o fator determinante entre o sucesso e a derrota. Para isso comunicação é necessária e cada um deve permanecer na sua posição independentemente do aparecimento de chefes, exceto para impedir que pneus e inimigos explodam na porta.

Ana deve permanecer em frente à porta, transitando entre ela e à frente do spawn de zômincos à direita. Hanzo deve permanecer à direita e subindo em pontos de vantagem. Soldado 76 deve ficar com Ana cobrindo os três pontos de ataque e McCree deve permanecer na muralha.

  • Ana pode dar suporte e causar dano a inimigos muito mais facilmente quando está nessa área porque ela alcança todos os outros pontos de posicionamento dali com sua telescópica. O dano que Ana provoca é bem menor que dos outros personagens, mas ela ajuda muito a se livrar de incômodos. Use a Granada para curar quando estiver em apuros, de preferência perto de outro aliado e inimigo, e use ela ofensivamente contra grupos de Zôminicos e do Monstro do Junkstein para evitar que ele se cure.
  • O Soldado 76 é o mais versátil pois pode se deslocar rapidamente entre os pontos de posicionamento oferecendo suporte médico e ofensivo. Permanecendo próximo à porta e à Ana garante sobrevida maior para o suporte e abre dano mais consistente contra as hordas de zumbis elétricos do Dr.
  • McCree tem a função de barrar os Zôminicos vindos da esquerda pela muralha e se preparar para usar o Tiro Certeiro nos chefes.
  • Hanzo cobre áreas de terreno elevado e tem a função de ajudar a eliminar chefes com alto dano com tiros na cabeça.

Chefes

O Ceifador

Reaper aparece no começo do jogo, e é um chefe poderoso nos modos mais difíceis. Como ele se teletransporta para a frente da porta, Ana fica muito vulnerável e deve ser protegida. Não é recomendável o McCree sair do posicionamento para enfrentar o chefe e Hanzo deve permanecer atirando à distância. Deixem para Soldado 76 e Ana enfrentarem o Ceifador com suas habilidades e mantenha os Zôminicos e Pneus do Choque longe da porta. Alternativamente, McCree pode ultar para matar o Ceifador rapidamente, já que ele farma suprema muito rápido e terá ela carregada até a próxima luta. O Ceifador aparece intermitentemente durante a partida. Só repetir a dica que tudo corre bem.

O Monstro de Junkstein

Roadhog é bem irritante nesse modo, pois além de possuir autocura (sem os buffs que o personagem recebeu esse ano) ele tem um pool de HP sobrenatural. É claro que, por ter a vida tão extensa, McCree não consegue finalizá-lo com o tiro certeiro quando ele aparece, mas o dano causado pelo tiro pode compensar o gasto da suprema. Sem sair de suas posições e descuidarem da porta, atirem à vontade e espere ele tentar se curar para jogar uma granada da Ana. Hanzo pode ser muito útil aqui com a Flecha Dispersora nos pés do inimigo quando este estiver com a vida baixa.

A Invocadora

A estreante esse ano, Symmetra vem com força descomunal varrendo corpos pelo jogo. Assim como todo jogador de Symmetra age, esse chefe não fica parado esperando ser atingida, fora os bloqueios com a barreira de fótons. A adição dela na contenda elevou a dificuldade nos níveis mais altos de forma desafiadora. Além disso ela já chega ultando um Gerador de Escudos, que dificulta a vida dos heróis quanto a destruir Pneus do Choque e mobs. Aqui o recomendável é esperar ela descer pela muralha para que McCree, estimulado pela Ana, juntamente com a suprema do Soldado finalizem-na rapidamente. O gerador de escudos não deve ser ignorado e Hanzo pode facilmente subir pelo muro externo e destruí-lo.

Dr. Junkstein

O matador de Anas, claro, chega novamente no alto da torre à frente da porta, do outro lado do mapa. Ana pode atingí-lo com facilidade com a mira telescópica, mas McCree é muito importante para finalizá-lo rapidamente. Hanzo pode ajudar com headshots e sua suprema enquanto o Soldado 76 cuida dos pneus e dos mobs que se aproximarem.

A Bruxa

A batalha final começa quando Mercy chega ressuscitando todos os inimigos, com exceção à Symmetra. Mercy não causa dano, mas dá uma sobrevida monstruosa para o Monstro e deve ser eliminada rapidamente. A forma mais veloz de realizar isso é McCree estimulado pela Ana. Tente eliminar ou causar o máximo de dano na Bruxa e no Dr. Junkstein deixando apenas Roadhog para o final.

Noite sem Fim do Dr. Junkstein

O outro modo de jogo, a Noite sem Fim é um desafio interessante para quem já bateu o modo padrão. Abre possibilidades interessantes quando ao posicionamento, composição de equipe e uso de supremas.

Esse modo conta com 4 heróis adicionais: Zenyatta, Widowmaker, Genji e Torbjörn. Além deles, os heróis do modo padrão também estão disponíveis para escolha.

O tempo de spawn dos chefes também é diferenciado. Eles aparecem mais cedo e mais frequentemente. Além disso eles tem que ser derrotados várias vezes, aparecendo em duplicatas ou mais no mapa. Esse é o ponto determinante para a dificuldade tão elevada desse modo. Nos modos mais difíceis, ter 2 ou 3 Roadhogs com vida extra para matar se torna um pesadelo sem fim.

Agora, para esse modo, é muito importante escolher bem os personagens e se posicionar, assim como ocorre com o modo padrão. Os personagens recomendáveis para esse modo são Torbjörn, Soldado 76, Zenyatta e McCree.

Apesar de ser teoricamente “Sem Fim” o modo tem um final sim. Para vencer, é preciso bater 12 ondas de inimigos. Após isso conta-se ondas adicionais até a décima quinta onda. Se a porta não for destruída, ou não houver um team kill antes da onda adicional 15, o jogo termina em Vitória. Entretanto fique ciente que é difícil alcançar esse feito até mesmo na dificuldade Normal.

Posicionamento

Considerando que o time esteja formado pelos heróis sugeridos acima, vamos analisar os melhores posicionamentos com base no que aprendemos no modo padrão. O comportamento dos Zôminicos não muda de um modo pra outro porém, a frequência de spawn de Pneus de Choque aumentará bastante.

  • Torbjörn é efetivo na ponte, já que ele tem resistência e uma segunda fonte de dano. Ele literalmente pode cobrir duas áreas diferentes. Alías, essa segunda fonte de dano é o trunfo desse modo. A Torre do anão é efetiva em limpar áreas e facilitar abates, inclusive de Pneus do Choque. Como ele está sempre causando dano por causa da Torre, ele farma suprema com rapidez. Sempre se tem Núcleo Fundido, portanto não precisa economizar muito. A armadura não deve ser negligenciada e sempre atirada aos aliados que estão posicionados.
  • A Torre pode ficar em várias localidades estratégicas diferentes. Porém ela é mais bem aproveitada nos pontos perto da ponte pois ela pega toda a área ao redor. Alternativamente, ela pode ser colocada na plataforma à direita também ou em cima da carroça virada nas costas dos inimigos.
  • Zenyatta deve ficar mais seguro perto da porta dando debuff com o Orbe da Discórdia. O Orbe da Discórdia é muito importante nesse modo pois facilita imensamente a derrota de Zombardeiros, chefes e o Pneu do Choque. Aqui, o Pneu é um mob como os outros. Dessa forma ele também sofre os efeitos do Orbe da Discórdia. Mantenha o seu Orbe da Harmonia no McCree.
  • McCree e Soldado 76 cumprem a mesma função que possuem no modo padrão, mas o 76 tem mais liberdade para se mover por toda a região em frente ao portão e pela escadaria da muralha.

Divirta-se com todo mundo

Muitos jogadores ficaram frustrados por não haver um modo com todos os heróis. Isso pode ser resolvido criando uma partida personalizada no navegador de jogos, mudando os requisitos de heróis e tamanho do time. Isso significa que assim você pode jogar com quem quiser e testar as mecânicas desses personagens na contenda.

Entretanto algumas anomalias podem ser notadas. Como o modo não foi desenvolvido para todos os heróis, alguns deles possuem as habilidades ignoradas pelos inimigos. As Torres de Sentinela da Symmetra por exemplo, são totalmente ignoradas pelos inimigos, diferente do que acontecia na Insurreição de King’s Row. Além disso é bom dosar bem a dificuldade pois exagerar nas vantagem pode tornar o modo desinteressante.

É importante lembrar que partidas personalizadas não geram vitórias para o contador do Arcade. Elas dão XP para o progresso (reduzido em relação às partidas padrão).

Gostou das dicas? Acha que podemos incluir mais alguma coisa? Comente!

ESCUTE NOSSO PODCAST

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "As amarras da sua mente, são sua prisão"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.