GUIAS Marcelo "Mekanos" Timóteo

Domine o Jogo com Moira | Guia Definitivo

Moira está entre nós, e agora que pudemos aproveitar bastante a nova suporte de Overwatch, vamos compilar aqui, dicas determinantes para ser o melhor curandeiro do seu bairro.

Moira é um suporte bem diferente pois ela precisa causar dano para curar. Por isso é interessante usar bem suas habilidades, tendo sabedoria para avançar e recuar quando necessário. Além disso, Moira tem um potencial de dano e assistência bem alto, portanto não deve ser subestimada. Assim como o Guia Definitivo do Doomfist, aqui iremos dar dicas tanto para jogar com ela, quanto para counterá-la. Siga os trechos em itálico para saber como se defender.

Punhos Bióticos

A arma primária de Moira tem duas funções primordiais, curar os aliados e ferir os inimigos. O punho esquerdo atira um jato de gás biótico amarelo que precisa ser mirado nos aliados e atravessa corpos e barreiras. O punho direito conjura um feixe que drena a vida dos inimgos, cura Moira e recarrega a carga do punho esquerdo.

  • Não use a cura demais. Como a cura do punho esquerdo possui “munição” é recomendável que você guarde recursos. Quando seu aliado estiver próximo de atingir 100% de HP, pare de curar. A cura do punho biótico tem overbuff, e continua fazendo efeito alguns segundos depois que Moira atinge um aliado. Dessa forma, não é necessário segurar eternamente o botão de cura até que seu aliado fique com a vida cheia.
  • Mire bem com o punho direito. O feixe que drena a vida dos inimigos possui um pequeno autolock, mas diferente da Symmetra o alcance é bem mais limitado. Qualquer retirada do campo de atuação corta a conexão. Aproveite a distância alta de 20 metros para se manter em segurança enquanto recarrega sua vida e seus recursos. Lembre-se que o punho direito não possui munição e pode ser mantido indefinidamente, mas sua função primordial é manter sua equipe saudável.
  • Não precisa chegar perto demais. O alcance do gás biótico é 15 metros. O do raio de dreno é 20. Não precisa ficar exatamente colado com ninguém para ser efetivo, portanto use esses alcances com sabedoria para se manter vivo e ajudar sua equipe.

Counterando

Moira tem um problema sério quanto à perder munição biótica. Isso fica muito claro em momentos onde a team fight está acirrada, precisando de cura e ela não pode fazer muita coisa. O ideal é evitar que ela cause dano com o punho direito para recarregar sua carga. Isso pode ser realizado utilizando barreiras ou claro, abatendo a médica. Além disso, como ela precisa de uma mira muito mais precisa que a Symmetra, é relativamente fácil se livrar de movendo irregularmente, ou forçando-a a fugir.

Orbes Bióticos

Os orbes são habilidades complementares ao Punho Biótico, que possuem as mesmas funções que os tais. Entretanto eles são peculiares quanto ao seu funcionamento. Por quicarem nas paredes, o ambiente conta muito como vantagem ou não. Além disso os Orbes não possuem muitos “counters” o que pode facilitar seu uso. Diferente do Punho direito, o Orbe de dano não recarrega a carga biótica e nem cura Moira em retorno.

Resultado de imagem para Moira Overwatch

  • Evite jogar Orbes nos seus pés ou dos seus alvos. Muito jogadores pensam inicialmente que ao quicar o orbe no chão, o tempo de contato com os aliados ou inimigos será aumentado. Isso não ocorre na realidade. Evite usar essa técnica, principalmente em campo aberto pois o orbe eventualmente subirá e sairá de qualquer alcance.
  • Sapiência na escolha do Orbe correto, faz diferença. A função primordial de Moira é curar, tanto que o orbe de cura tem “carga” maior que o de dano. Entretanto é necessário um bom game sense para avaliar qual Orbe usar em momentos chave.

Como usar o ambiente?

  • Use o ambiente a seu favor. Por ricochetear nas superfícies, os Orbes podem ser lançados estrategicamente com esse intuito. Use cantos para atirar sem ser percebido ou alcançar grupos de aliados ou inimigos que não esteja na sua linha de visão.
  • Em ambiente fechados, o Orbe de dano é mais recomendável. Ele dá 200 de dano máximo, o que é suficiente para matar, caso um confronto individual se inicie. Usar uma sala pequena para emboscar inimigos, usando o orbe de dano em conjunto com seu punho direito pode ser devastador. Porém, se o personagem possuir algum meio de restaurar a própria vida, como o Soldado 76, usar o Orbe de cura pode ser mais efetivo pois concede fôlego extra para lutar.
  • Em ambientes abertos, atire o Orbe de cura, sempre pra frente. Isso dá um ganho excepcional para sua equipe e assim, você tem uma certa garantia de que ele poderá voltar em linha reta.

Counterando

Os orbes são a habilidade mais forte de Moira. Eles são virtualmente imparáveis, já que atravessam corpos e barreiras, e agem de forma quase imprevisível no ambiente. Evite ficar próximo demais de Orbes de dano inimigo, ou tente eliminá-los com a Matriz de Defesa da D.Va ou com a Muralha de Gelo da Mei (as únicas habilidades capazes de destruí-los).

Desvanecer

Moira também possui um pequeno teletransporte que a torna invulnerável ao dano e indetectável por 0.8 segundos. A distância possível para percorrer de quase 20 metros abre possibilidade muito interessantes dentro de ataque e defesa e tem um cooldown relativamente baixo. Lembre-se que Moira precisa causar dano para ser uma boa curandeira, então faz muito sentido ela possuir uma habilidade de mobilidade.

Resultado de imagem para Moira Overwatch

  • Não deixe de usar. Desvanecer tem apenas 6 segundos de cooldown, e pode te tirar de enrascadas. Use sempre, seja para se reposicionar ou confundir o inimigo, e até mesmo para realizar um ataque surpresa.
  • Movimente-se de forma imprevisível. Durante o espaço onde “desaparece”, Moira pode se mover para qualquer direção, inclusive controlando isso. Aproveite essa liberdade para surpreender o inimigo aparecendo em locais diferentes dos que ele espera para atacar, ou fuja de forma que ele não consiga acompanhar. Você pode inclusive, nem se mover para reaparecer no mesmo local
  • Desvanecer ajuda a se reposicionar. É possível ir até a backline inimiga e voltar por exemplo, para causar certo caos nos inimigos. Além disso você pode corrigir um erro que tenha cometido para voltar para segurança da sua equipe
  • Anule Dano. Desvanecer não possui apenas características de movimento. Assim como Reaper, Moira fica invulnerável quando some. Dessa forma, ela pode negar dano instantâneo muito facilmente, como por exemplo, a explosão do Mecha da D.Va.

Counterando

Desvanecer não possui muitas formas de ser barrado. Ele inclusive livra Moira de detecção por infra-vermelho da Widowmaker ou do Hanzo por 0.8 segundos, tornando o rastreamento por esse personagens complicado. A melhor forma de combater essa habilidade é evitando que ela seja usada. McCree pode realizar um atordoamento para impedir que Moira desapareça, e Sombra bloqueia a habilidade por tempo suficiente para que Moira seja abatida.

Coalescência

A suprema de Moira concede cura e dano ao mesmo tempo, sendo uma habilidade inédita no jogo. Quando Moira ulta, ela ganha regeneração aumentada e cura muito mais que dá dano, portanto é bom avaliar as necessidades do seu time, ficando de olho nos ícones de crítico para saber qual a melhor opção no momento.

Resultado de imagem para Moira Overwatch

  • Equipe agrupada é o melhor caminho. Quanto mais perto seus aliados ou inimigos estão, mais proveitosa a Coalescência se torna. Tente sempre curar seus aliados enquanto dá dano aos inimigos.
  • Posicione-se na backline. O alcance da Coalescência é de 30 metros e a cura promovida é muito grande para ser desperdiçada quando se fica mal posicionado nas linhas de frente. Tente sempre ficar atrás dos seus companheiros de equipe para curá-los e por tabela, causar dano aos inimigos. Além disso, ficar atrás dos seus aliados é uma forma mais segura de não ser counterado pelo inimigo.
  • Combe com outras supremas. O potencial da Coalescência para combos é extraordinário. Usar durante um Surto de Grávitons aliado pode render abates facilmente, já usar na sua equipe dentro de um Surto inimigo, salva o dia. A Coalescência cura mais por segundo que a Transcendência do Zenyatta.
  • Use sua suprema para realizar engages. Principalmente em choke points e para forçar os tanques usuários de barreira a abandonarem suas posições, já que essa habilidade atravessa as barreiras. Além de proteger sua equipe, você afasta inimigos que obviamente, não querem levar dano gratuito.

Counterando

A Coalescência tem 8 segundos de duração. Durante esse tempo, Moira pode ser morta ou atordoada. Isso interrompe sua suprema e frustra os planos da equipe inimiga. Tente usar personagens com mobilidade alta e atordoamento (como Doomfist) para interrompê-la, ou use personagens resistentes. Mei é muito indicada para negar a suprema de Moira, já que a Muralha de Gelo é uma barreira física que a Coalescência não atravessa. Além disso, Mei pode facilmente congelar uma Moira ultada antes que ela cause dano suficiente para matá-la. Além de interromper a suprema, Moira fica incrivelmente vulnerável a uma morte rápida (assim como todo personagem congelado). Outro personagem com potencial para anular a Coalescência, é Roadhog com seu Gancho de Corrente.

Considerações Finais para jogar de Moira

Moira tem muito potencial para se destacar em Overwatch como uma ótima curandeira. Claro, ela tem uma mecânica que exige agressividade e possui um kit que favorece isso, mas ela está muito longe de ser um personagem DPS. Priorize a cura como função e administre bem o uso dos Orbes para não se tornar um peso para a equipe.

Resultado de imagem para Moira Overwatch

  • Evite ficar sem carga biótica manejando seus recursos
  • Seja evasivo ao usar Desvanecer
  • Escolha sabiamente o tipo de Orbe que será lançado, e aproveite o ambiente
  • Permaneça na backline do seu time para usar Coalescência em segurança
  • Use Desvanecer para atingir seus inimigos de surpresa

Acham que Moira está balanceada? Comentem

ESCUTE NOSSO PODCAST

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "As amarras da sua mente, são sua prisão"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.