COMPETITIVO NOTÍCIAS Marcelo "Mekanos" Timóteo

Nova ferramenta “Evitar como Aliado” pode ser mais eficiente do que você pensa

Saído do forno, a nova Atualização dos Desenvolvedores nos presenteou com um recurso simplesmente fantástico na luta contra trollagem e toxicidade.

A ferramenta de “Evitar Jogador” voltou, porém totalmente repaginada!

Como puderam ver, agora você estará apto a evitar que até dois jogadores que estejam prejudicando suas partidas, façam parte do se time.

A volta do “Evitar”

Caso você tenha começado a jogar Overwatch recentemente, é possível que não saiba que a opção “Evitar Jogador” já esteve presente no jogo. Com essa opção, em teoria, era possível afastar das suas partidas jogadores tóxicos, sem que fosse necessário reportar. Entretanto, esse recurso funcionava de modo global, impedindo que esse jogador evitado caísse inclusive no time inimigo.

Os problemas começaram a aparecer, e a coisa ficou bem séria quando um jogador high elo, main Widowmaker simplesmente não conseguia achar partida alguma. Acontece que, como o cara era muito bom, inúmeros jogadores adversários “evitavam” ele e isso ocasionou em uma bola de neve, onde ele permaneceu na lista negra de centenas de pessoas.

Vendo o problema que isso causou, a Blizzard se viu obrigada a remover a ferramenta, já que essa brecha poderia ser facilmente utilizada.

A Ferramenta retrabalhada…

Overwatch é um jogo baseado em team work. Ter um membro no seu time que não colabora leva facilmente sua equipe à derrota e isso é uma crítica ferrenha da comunidade. Você pode fazer o seu melhor, dar seu sangue na partida, mas se por acaso um único membro do seu time decide atrapalhar, a vitória fica bem mais difícil.

Pensando nisso, a ferramenta de “Evitar Jogador” volta com uma mecânica mais inteligente. Agora você evita que determinado jogador caia no seu time. Essa diferença é a chave para evitar o abuso da ferramenta contra bons jogadores. Afinal, quem quer evitar um jogador bom no seu time?

Além disso, o jogador evitado permanece na sua lista por apenas 7 dias, sendo removido automaticamente ao fim do prazo, para evitar que ele seja “punido” por tempo indeterminado. O sistema é de fato melhor, entretanto, há efeitos colaterais que devem ser analisados.

Evitar jogadores pode tornar a busca por partidas mais demorada. A Blizzard vai monitorar o matchmaking para ver a influência dessa ferramenta na qualidade de pareamento. Inclusive se vai causar disparidades quanto a elos.

Mas só dois?

Inicialmente é possível adicionar apenas dois desafetos na sua lista de “Evitar como Aliado”. Entretando é bom notar que para quem joga solo, as possibilidade são muito benéficas em termos de números.

Só de você ter dois jogadores evitados na sua lista, já são dois trolls a menos no seu time. Consequentemente, se outro jogador que foi pareado com você no mesmo time tiver dois jogadores diferentes na sua lista, serão quatro trolls a menos. Consecutivamente, um time formado apenas por jogadores solitários pode evitar até mais 1o jogadores trolls ou tóxicos caiam nesse time.

Entretanto, podemos supor que partidas pareadas com grupos formados não será tão afetada por esse sistema. Até porque, teoricamente, times formados não costumam se prejudicar nas partidas.

Dois jogadores evitados, por enquanto, é mais do que suficiente para que ferramenta comece a funcionar e seja ajustada.

Ferramenta nova, problemas novos

Agora vamos falar dos malefícios dessa ferramenta. Você pode evitar qualquer jogador, mesmo que ele de fato, não esteja prejudicando seu time. Com isso, jogadores especializados em personagens off-meta que não são muito queridos pela comunidade podem começar a ser evitados apenas pela sua escolha de personagem, mesmo que eles estejam colaborando.

Claro que, usar um personagem inefetivo e a recusa de trocar é passível até mesmo de denúncia. Entretanto é bom saber usar a ferramenta com inteligência. Assim ela poderá se desenvolver e ser aprimorada, e não removida como da última vez. O mal uso de uma ferramenta é muito prejudicial para a comunidade e sobretudo para o desenvolvimento do jogo.

Gostou dessa novidade? Comente!

ESCUTE NOSSO PODCAST

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "As amarras da sua mente, são sua prisão"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.