COMPETITIVO GUIAS Marcelo "Mekanos" Timóteo

Guia Definitivo para dominar Doomfist

Doomfist chegou abalando as estruturas do jogo e já está aí, totalmente disponível para ser jogado no modo competitivo do jogo. Já que tivemos alguns dias para se divertir com o personagem, agora temos algumas dicas bem valiosas.

Doomfist é um personagem baseado em dano por habilidades corpo a corpo, mas também, é muito móvel. Sabendo disso podemos já dispor que uma dica importante é saber se situar rapidamente para não se perder durante o combate.

Aqui também abordaremos situações onde o personagem pode ser counterado pela equipe rival, atendendo aos dois lados para que todos possam se informar e se divertir. Para facilitar a compreensão, os trechos onde há dicas para counterar o personagem, caso não seja uma dica específica de counter, estarão destacados em itálico.

Não menospreze/subestime o Canhão de Mão

Sua arma “primária” é muito forte à curta distância, causa muito dano com tiros na cabeça e pode ser combada a qualquer momento. É um finalizador poderoso e pode ser usado para iniciar o combate enquanto suas outras habilidades recarregam.

A arma possui uma característica inédita no jogo, que é possuir o recarregamento automático e lento, não sendo possível recarregar manualmente. Além disso ela possui apenas 4 cargas, que podem ser consumidas rapidamente ou em tiros isolados.

Tente não gastar toda a munição de uma vez e foque em usar mais suas habilidades, utilizando os tiros apenas para realizar um abate ou se livrar de ofensores enquanto suas habilidades recarregam.

Ao enfrentar Doomfist, não fique muito próximo e tente fazê-lo gastar sua munição de uma só vez. Isso o deixará com as defesas baixas por 0.7 segundos, até que outra carga esteja disponível. Lembre-se que essa não a habilidade mais poderosa do nigeriano, portanto fique atento aos golpes corpo a corpo.

O Gancho Ascendente não é bem uma habilidade de dano

Essa habilidade serve com maior utilidade para atingir terreno elevado (high ground) e confundir um oponente em um combo. Utilize para alcançar plataformas e fugir ou se posicionar bem para efetuar outro ataque.

Por não ser tão forte assim, o Gancho pode ser usado entre duas outras habilidades para intercalar o dano e desorientar o inimigo.

Fique atento à movimentação de Doomfist. O Gancho Ascendente é sua maior vulnerabilidade. Durante esse momento, Akande fica momentaneamente lento no ar, suscetível a tiros na cabeça por snipers, fora ele ter um hitbox bem avantajado para qualquer outro personagem. Tente atingi-lo o máximo que puder durante esses saltos.

Quanto mais longe ele viajar durante o Abalo Sísmico, melhor

Há um contador de quantidade de dano que Doomfist pode causar durante essa habilidade. Muitas pessoas ainda não pegaram a manha dessa vantagem, mas explico aqui como funciona.

Se você percebeu, atingir oponentes próximos a você com essa habilidade, não aumenta muito o contador de dano. Entretando, se o golpe vier de longe e de muito alto, o dano se maximiza bastante. Claro, haverá momentos onde atingir alvos distantes não será possível, mas sempre que isso estiver em seu alcance é recomendável.

Além de causar muito mais dano, você surpreende seus inimigos, trocando rapidamente o foco de um alvo para outro.

Essa habilidade é perigosa, pois age em área, atordoa e ainda te deixa vulnerável ao alcance dos punhos de Doomfist. Evite ser pego de surpresa estando com outros companheiros de equipe e trabalhem juntos para aumentarem as suas defesas.

Isole oponentes e procure alvos mais vulneráveis

Cair de cabeça na batalha é o mote do Doomfist, entretanto é mais sábio tentar isolar um (ou até dois) oponentes para garantir o abate. Lembre-se que o nigeriano causa muito dano em pouco tempo, portanto pode ser efetivo focar em um personagem específico que esteja mal posicionado ou isolado em uma área que ele pensa estar segura. Use a mobilidade elevada de Doomfist para alcançar seu alvo e encadeie habilidades para finalizá-lo rapidamente.

Lembre-se que há personagens mais fracos em HP e consequentemente mais fáceis de eliminar. Não perca a chance se ela aparecer.

Para enfrentar essa ameaça, evite ficar totalmente sozinho ou em posições avançadas demais. Lembre-se que Doomfist possui um golpe que elimina inimigos com apenas uma pancada, e não é bom dar chances para ele. Para que Doomfist funcione, ele precisa estar colado ao alvo, e quanto mais longe você estiver, mais complicado para ele te atingir, apesar da alta mobilidade.

O Soco Foguete é sua arma mais poderosa e é imprevisível se assim você quiser

Ele permite que você diminua a distância entre você e seus oponentes de forma extremamente rápida. Claro, causa um dano considerável, mas também é bem útil para mobilidade. Tente sempre acertar seus alvos, jogando-os nas paredes para maximizar o dano.

Apesar de ser uma habilidade carregável, o Soco Foguete pode ser liberado antes do tempo limite de força, o que torna a habilidade relativamente imprevisível para seus oponentes. Liberar rapidamente o soco durante um combo é muito efetivo e tem uma sinergia excelente com suas outras habilidades.

Aproveite as brechas que o jogo entende por “paredes” para realizar abates também. Se você atirar um inimigo contra o Payload, ou mirar em seus pés, ele vai acabar sendo eliminado. Com o payload, o jogo considera como um obstáculo sólido, e por isso é efeitvo. Já mirar nos pés, faz com que seu inimigo quique no chão, completando o ataque rapidamente.

O Soco Foguete tem um som bem alto característico, mesmo quando usado rapidamente sem carga. Fique sempre de olho no posicionamento de Doomfist para evitar ser pego de surpresa pelo golpe fatal. Lembre-se também, que após ativar a viagem, o soco não pode ser redirecionado. Use a comunicação para alertar seus companheiros. Nunca, em hipótese alguma, fique parado. Evite dar chances para ser eliminado por ricochete no chão e preste atenção ao seu ambiente ao redor para não dar chances para ser abatido. Proteja seus suportes.

Varie os combos de Doomfist

Dependendo da situação, é possível sempre mudar a ordem dos golpes para surpreender o inimigo. Evite sempre realizar os mesmos movimentos e ser previsível. Mude a ordem dos ataques de acordo com a situação, utilizando todos os recursos de forma inteligente para não ficar indefeso no meio dos inimigos.

Apesar de ser difícil prever a movimentação completa de Doomfist, o Gancho Ascendente sempre fará parte do pacote. Lembre-se que Akande fica muito vulnerável nesse momento, portanto aproveite para atacar.

O Impacto Meteoro é absurdamente poderoso

E ainda por cima, pode ser combado com as outras habilidades e com seus companheiros de time. Ela tem a capacidade de perseguir rapidamente alvos chave, como os suportes, e permite o reposicionamento rápido e seguro do personagem. Além disso, a suprema permite que Doomfist se salve da morte em abismos

Toda suprema tem sua fraqueza e apesar do Impacto Meteoro parecer perfeito, ele também tem suas brechas. Momentos antes do impacto de fato, acontecer, uma marcação vermelha aparece no chão, indicando o local onde a aterrissagem invariavelmente ocorrerá. Use mobilidade para fugir da área de impacto, ou aproveite para tentar bloquear e ganhar vantagem em cima (com Zarya, por exemplo). Lembre-se que o jogador que está controlando o Doomfist procura os alvos mais vulneráveis, portanto é importante se preocupar com seus suportes.

Atacar é bom, mas paciência é uma virtude

Você obtém bônus de escudo ao atacar seus inimigos, mas se enfiar em uma turma com sangue nos olhos não é muito prudente. Saiba o momento certo de atacar, e claro, de usar suas habilidade para fugir. Assim como Genji, Doomfist possui uma performance para engages e disengages excepcional, com o adendo de não precisar de cura a cada investida bem sucedida. Analise o team fight antes de entrar com tudo na batalha para não morrer demais e acabar perdendo eficiência.

Não é bom ficar desatento quando houver Doomfist na equipe adversária. Lembre-se de seu poder de pick off e mantenha-se alerta para interromper suas investidas juntamente com sua equipe.

Forte contra:

Ana e Torbjörn são bem lentos, e não possuem habilidades de escape efetiva. Tirando Ana que ainda pode anular Doomfist com o Dardo Sonífero, o anão sofre nas mãos no nigeriano, inclusive sua torreta, além de ser uma alvo fácil pode ser usado como “parede” pelo africano para matar oponentes.

D.Va, Reinhardt e Winston são ineficazes em bloquear os ataques de Doomfist com suas barreiras e matriz. Além disso são muito fáceis de acertar e abrem uma margem muito grande para acerto de combos.

Tracer, apesar de rápida, pode ser interrompida com as habilidade atordoantes de Doomfist e obliterada com um simples golpe de Soco Foguete não carregado.

Fraco contra:

Sombra, é sem dúvida alguma, o melhor counter para Doomfist até agora. Hackeando Akande, torna-o um peso morto praticamente indefeso com apenas 4 tiros (que provavelmente ele já terá usado pelo menos uns 2), absolutamente vulnerável. É imprescindível focar em Doomfist após ele sofrer silêncio da Sombra.

Orisa é muito forte contra Doomfist pois pode permanecer imóvel e inabalável frente às suas habilidade deslocadoras e de controle de grupo com o fortificar. Além disso, ela consegue atirar quase incansavelmente perseguindo os movimentos de seu agressor e abrindo margem para seus companheiros o finalizarem. O Fortificar é tão efetivo, que ele reduz o dano que Doomfist causa com o Soco Foguete por 50. Além disso, o Parados! limita os movimentos do agressor

Symmetra é inicialmente fraca contra Doomfist, caso ele a foque no auge de suas habilidade. Entretanto não é saudável para ele adentrar uma área zoneada por uma Symmetra inteligente já que as sentinelas reduzem muito sua velocidade. Além disso, Doomfist não é muito recomendado para destruir sua suprema, já que ele tem que praticamente gastar todo seu arsenal para eliminar um teletransportador ou um gerador de escudos.

McCree, Mei e Zenyatta podem ser úteis para paralizar o nigeriano e reduzir seus movimentos. O Monge ômnico apesar de frágil, é muito útil para reduzir as defesas do oponente.

Os snipers, possuem um poder de pick off excelente contra Doomfist, principalmente nos momentos onde ele se encontra mais vulnerável, durante o Gancho Ascendente.

Dicas finais

Com Doomfist

  • Em geral, use e abuse da sua movimentação
  • Usar a sensibilidade maior pode te dar uma vantagem extra
  • Se você já joga de Genji, a mecânica é bem parecida, com o adendo de poder ser mais agressivo.
  • Dose bem a carga do Soco Foguete. Nem sempre é necessário carregá-lo totalmente

Contra Doomfist

  • Não hesite em atirar contra o nigeriano
  • Não o enfrente cara a cara
  • Evite ficar perto de paredes e obstáculos
  • Aproveite quando ele estiver hackeado pela Sombra

Finalizando, não tenha medo de se aproximar dos inimigos para ganhar escudo temporário com seus socos, mas saiba o momento certo de atacar para não ficar totalmente sozinho na team fight inimiga.

Já está jogando com o Doomfist? Acha que ele está muito forte e merece um nerf? Conte pra gente!

ESCUTE NOSSO PODCAST

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "As amarras da sua mente, são sua prisão"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.