Kaplan se pronuncia sobre uso de Mouse e Teclado nos Consoles

Não é de hoje que a grande briga dos usuários de console sobre o uso de adaptadores para jogar com teclado e mouse na plataforma está de pé. Até o momento, nem a Blizzard e nem os desenvolvedores do jogo haviam se pronunciado sobre isso.

Até agora.

Ontem (02/02/01), em um tópico com mais de 14 páginas até o momento, Kaplan se manifestou respondendo parte das dúvidas dos jogadores que tanto reclamam sobre esse problema. Segundo ele, a empresa está ciente sobre o uso de “conversores de entrada” (aka adaptadores) e meio que jogou a responsabilidade sobre esse termo em cima das fabricantes dos consoles, respectivamente Sony e Microsoft. Abaixo uma tradução literal:

Nós entramos em contato com os fabricantes dos consoles e expressamos nossa preocupação com o uso de mouse e teclado e dispositivos de conversão de entrada. Temos pressionado e continuaremos a pressionar os fabricantes de consoles para:

DESATIVAR mouse e teclado e dispositivos de conversão de entrada

OU

Facilitar o acesso e o suporte ao mouse e teclado para TODOS OS JOGADORES.

Encorajo-vos a contatar os fabricantes de hardware a expressar as vossas preocupações

(mas, por favor, façam-no de forma produtiva e respeitosa).

Aqui você encontra o tópico e postagens original

Essa resposta de Kaplan pode ser considerada um pouco evasiva, já que ele meio que disse que por parte deles, nada pode ser feito. Isso também deixa mais dúvidas no ar, pois o tópico discute se o uso de teclado e mouse nos consoles é trapaça ou não, e pela declaração de Jeff, tudo indica que infelizmente não, já que a segunda opção é permitir o uso dos periféricos nos consoles sem restrição.

Apesar disso, os usuários de consoles que geralmente são ignorados nos fóruns oficiais tiveram uma pequena luz sobre o problema. Agora sabemos que a empresa sabe que isso é frequente e que está trabalhando para tentar resolver o problema.

É trapaça ou não?

Apesar das discussões, é praticamente unanimidade da comunidade em geral, que o uso de conversores e adaptadores para levar vantagem em cima de quem joga de controle é trapaça. Há quem defenda o uso sob visão de hardware para PC, que pode ser customizado. Isso não é muito acessível em consoles, o que causa um grande impasse. Notavelmente usar um periférico mais preciso com assistente de mira ao meu ver é injusto e desonesto. Já encontrei diversos “Sharks” nas partidas e acreditem, não é nada legal e muito menos divertido.

É um assunto muito delicado que deve ser analisado por muitas vertentes. Inclusive quem usa adaptadores jura de pé junto que não o faz. Isso também abre um ponto a ser considerado pelas próprias regras do jogo. Se usar programas de terceiros para obter vantagem sobre outros é proibido, porque usar hardware de terceiros pra isso não é?

Fica reflexão.

A solução seria liberar o uso de vez?

Se as empresas juntamente com a Blizzard resolverem liberar de vez o uso, podem ocorrer alguns problemas. Quem joga nos consoles será praticamente obrigado a ter mouse e teclado para jogar. A tendência é haver cada vez mais jogadores jogando dessa forma. Assim, quem joga com controle acabará tendo problemas para se divertir, visto que será problemático o balanceamento. Para resolver isso, talvez se liberarem, a empresa consiga reconhecer quem joga com o que e usar o matchmaking para separar os jogadores de acordo com o periférico de entrada, mas isso é uma incerteza.

Com certeza absoluta, o caminho mais fácil seria liberar o uso, visto que provavelmente impedir daria muito mais trabalho. Depender de outros para fazer parte de seu trabalho é um empecilho que muitos até conhecem na sua própria vida pessoal. Para a Blizzard não deve estar sendo exatamente fácil lidar com isso.

Como jogador de console, eu sou totalmente contra o uso de teclado e mouse no jogo, seja pelo meio que for. Se liberarem, espero que haja meios de evitar que jogar nos consoles se torne impossível com controle no futuro, ou então, entrar no bonde e adquirir periférico para jogar.

Qual a sua opinião? Acha que Kaplan deveria ter dado uma resposta mais assertiva? Comente!

ESCUTE NOSSO PODCAST

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "As amarras da sua mente, são sua prisão"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.