GUIAS Marcelo "Mekanos" Timóteo

Lidando com redesign e a Nova Symmetra

Depois do redesign sofrido, Symmetra tem sido alvo de várias reclamações nos fóruns internacionais e brasileiro devido ao alto dano que é capaz de causar com seu disparo primário. O que vemos na verdade, é um efeito “placebo”, já que a heroína não recebeu nenhuma alteração no dano da arma principal, mas como agora ela está sendo mais utilizada, as pessoas perceberam o que ela pode fazer.

O aumento da amplitude de conexão do Projetor de Fótons e a nova Barreira deram à Symmetra maior sobrevivência, o que talvez esteja causando a impressão de que o personagem está desbalanceado. Estamos vendo uma situação semelhante à como ocorreu com o Bastion no beta e lançamento do jogo: todos reclamando que ele estava forte demais, ele não recebeu nenhum nerf até o momento, mas todos aprenderam a counterá-lo e agora está praticamente esquecido nos picks, sobretudo no cenário competitivo.

O que falta agora, é aprenderem a counterar essa nova Symmetra, visto que aparentemente ela está sendo muito utilizada.

Symmetra sempre teve auto-lock no seu disparo primário, que antes tinha alcance de 5 metros. A adição de 2 metros ao alcance permite que ela cause dano massivo a um alvo conectado a uma distância relativamente segura agora, por exemplo, ela pode ferir um Reinhardt sem que ele a toque com seu martelo. Além disso, a outra habilidade dela, a Barreira de Fótons pode ser usada para evitar dano enquanto causa mortes.

Symmetra tem sido utilizada em várias situações no jogo, tanto no ataque quanto na defesa, portanto não é bom subestimar a suporte indiana. Muitos jogadores estão usando a heroína como flanqueadora, e acredite, está sendo bem efetivo. Não vou negar, ela ficou bem difícil de conter, principalmente se a arma está carregada no terceiro nível.

Entretanto, apesar de forte, Symmetra precisa da ajuda da equipe ou de suas sentinelas para fazer diferença. Sozinha ela é rapidamente obliterada pela equipe inimiga, se esta for rápida. Em embates solo, alguns personagens simplesmente não têm chance, a não ser fugir, outros podem se sair muito melhor se forem agressivos.

Para facilitar, abaixo vou enumerar os melhores counters para a heroína:

McCree

McCree pode interromper a conexão com o Projetor de Fótons com sua granada de luz e descarregar o tambor para eliminá-la rapidamente. Além disso, o disparo primário, se acertar na cabeça consegue abater uma Symmetra com dois tiros. Fique atento para a Barreira de Fótons: ela pode frustrar sua investida, bloqueando o Clarão e o Descarregar Tambor, e Symmetra pode facilmente matar qualquer herói com 200 de HP.

Mei

Mei tem uma vantagem enorme sobre a Symmetra, pois além do alcance do spray do Aniquilador Endotérmico ser maior (10 metros) ele congela a heroína inimiga muito mais rápido do que ela pode te matar, além do kit da Mei favorecer uma sobrevivência maior com a criogenia e o muro de gelo, mas, cuidado ao usar a muralha: A Symmetra sobe os tiers de dano da arma enquanto ela fica causando dano na muralha (o que considero um erro do jogo, enfim…), o que significa que ao quebrar, se ela conseguir conectar o projetor em você ela estará causando 120dps o que zera sua vida em pouco mais de 2 segundos, considerando que você esteja com a vida cheia. Outro detalhe que você tem que estar atento é à presença de sentinelas dela na área: ficar paradinho congelando um inimigo sob fogo de sentinelas não é uma boa ideia.

Roadhog

Um personagem capaz de remover uma ameaça de forma instantânea é de valor inestimável contra a Symmetra. Roadhog pode matar instantaneamente a heroína além de interromper suas habilidades. Ele é perfeito para salvar companheiros de equipe que possam estar sendo vítimas e seu disparo primário é excelente para destruir várias sentinelas que estejam próximas umas das outras por vez. Mesmo assim, ele é vulnerável contra a heroína principalmente durante o uso do Pegando Fôlego, já que o alto dano da arma primária dela praticamente anula a cura proporcionada pela habilidade.

Hanzo, Widowmaker e Ana

Os franco atiradores possuem vantagem por trabalharem justamente à distância. Ficar longe da Symmetra é uma tática efetiva e funciona muito bem. Hanzo e Widowmaker podem removê-la do cenário com um único tiro e Ana precisa apenas de dois dardos para realizar esse trabalho. As desvantagens são obviamente o skillshot elevados desses personagens e, tirando a Widowmaker, que possui uma habilidade de escape, Hanzo e Ana, se não conseguirem matar imediatamente uma Symmetra perecem com facilidade por não terem movimentação efetiva, caso não haja paredes para Hanzo subir ou Ana erre o dardo sonífero.

Pharah

A egípcia é excepcional contra Symmetra. Ela consegue ficar a uma distância segura, muitas vezes até fora do alcance das sentinelas dela e pode causar dano massivo à distância, não só a ela mas às sentinelas e a outros inimigos. Infelizmente, Pharah não voa pra sempre, e esse momento pode ser aproveitando pelo inimigo. Outra desvantagem da Pharah, é que ela pode ser obliterada pela Symmetra durante o uso da Barragem de mísseis, já que uma Barreira de Fótons atirada na direção dela inevitavelmente causa a morte dela por suicídio.

Winston

O gorila sempre foi counter natural da Symmetra, mas apenas no que toca às sentinelas, já que seu Canhão de Tesla pode destruir todo um nicho delas de uma vez só a um custo muito reduzido, apensar do baixo dano. Um Winston assessorado por um suporte, pode peitar uma Symmetra sem problemas, e com sua suprema pode atirá-la em abismos e, caso algo saia do planejado, você pode sempre pular para longe. Entretanto, Winston é considerado atualmente o tanque mais frágil do jogo, e uma heroína com a arma carregada no nível 3 consegue matá-lo em 5 segundos, e ah, a barreira dele também sobe os tier de dano do Projetor, portanto tenha cautela.

Esses foram os principais counter para Symmetra. Há outros menores como Reaper e Soldado 76, mas o essencial é ser agressivo e não entrar em pânico caso o Projeto de Fótons se conecte a você.

E você, acha que a Symmetra está forte demais? Merecia um Nerf? Comente!

ESCUTE NOSSO PODCAST

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "A imaginação é a essência da descoberta"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.
  • Romário Santos Fonseca Batagim

    O Winston é quase impossível abater a Symmetra, a arma dela no nível três é bem mais poderosa, e geralmente ela fica em locais fechados difícil para ele escapar.

  • teto

    Ta mto op essa symmetra