GUIAS Marcelo "Mekanos" Timóteo

Melhores composições para o Caos Total

Estamos da reta final do evento de aniversário e todos nós estamos loucos atrás de lootboxes para tentar obter pelo menos uma skin do evento. Muitos jogadores fazem o chamado, “farm de xp” no modo Arcade e alguns não gostam tanto dos modos de eliminação.

Para fazer par ao já muito jogado “Heróis Misteriosos”, está disponível o modo “Caos Total” que desvirtua muitas regras do jogo corrente.

Jogar o Caos Total pode ser extremamente divertido, mas também pode ser muito frustrante. O modo possui como modificação, recarga de habilidades acelerada, o dobro de vida e carregamento da suprema aprimorado. Algumas situações cansativas podem acontecer, como por exemplo, team fights de 30 minutos na prorrogação (é sério) então vamos indicar nesse texto, as melhores opções de heróis para tornar o jogo mais divertido e menos irritante.

Dream Team do Caos Total

Zarya

A heroína russa se beneficia absurdamente da modificação da diminuição das recargas, podendo aplicar suas barreiras de partículas a cada 2 segundos. Isso permite que ela fique muito poderosa logo nos primeiros segundos do jogo. Além disso, ela é uma fonte de dano muito importante já que como a vida de todos vale por dois, ter algo que possa drenar essa característica faz muita diferença. Sua suprema é a mais indicada para resolver team fights demorados, mas só é efetiva combada com a suprema de outro personagem. Zarya se sai bem, mas sozinha ela se torna um alvo vulnerável apesar da barreira.

Sombra

Sombra é indispensável no Caos Total. Sua habilidade de anular o uso de habilidades concede vantagens imensuráveis para sua equipe. Combada com a suprema da Zarya, o P.E.M. é decisivo para desempacar um team fight longo, portanto é muito importante que os dois jogadores respectivos estejam em sincronia. Aproveite as barreiras para hackear inimigos na linha de frente e não hesite em ficar invisível e usar seu translocador. Tirando o hackeamento, as outra habilidade ganham recarga de um segundo. Entretanto, Sombra só é efetiva de verdade em uma equipe que possua barreiras e combada com outros personagens com dano maior que o dela.

Winston

O grande rei do modo Caos, mas também o grande problema dele, Winston é praticamente obrigatório na esquipe. A redução de recarga da barreira, a possibilidade das saltos a jato duplos, a capacidade de sua arma principal atingir inimigos através de barreiras e sua suprema tornam o gorila praticamente imortal durante o team fight. Principalmente se tiver um bom curandeiro por perto.

Como Winston não causa um dano muito alto, mas possui uma grande sobrevivência, ele incomoda bastante é o responsável por causar contestamentos longos e séries de abates insanas (principalmente por assistências). Já vi jogador tirar mais de 60 abates em série. Sua suprema evita a morte, já que ela recupera todo o HP do personagem e ainda o dobra, deixando Winston com inacreditáveis 2000 pontos de vida. Apesar disso, ele pode ser atingido por habilidades que atravessam barreiras e não aguenta fogo constante. Personagens como outro Winston ou um Reinhardt podem abater o gorila com facilidade se ele ficar sozinho. Se você não tem um suporte colado em você, e não possui mais de 500 de HP, recomendo manter distância do macaco.

Zenyatta

Um suporte valioso para esse modo, principalmente por causa do seu debuff do Orbe da Discórdia. Num modo onde todo mundo está com o HP dobrado, aumentar o dano em 30% é com certeza, uma tática bem efetiva. Além disso, você pode se aproveitar do ganho de vida extra para ser mais ofensivo e ficar no midline dando assistência para seus companheiros mais velozes. Porém, assim como nos modos correntes, Zenyatta não está mais veloz e isso ainda é uma fraqueza que ele possui contra personagens rápidos e flanqueadores, principalmente a Tracer.

Tracer

A garota londrina é excelente nesse modo de jogo, pois pode ser duplamente mais agressiva. As recargas baixas dos Blinks e da Recordação deixam a sobrevivência do personagem nas alturas. Além disso, ela carrega muito mais rápido sua bomba, que como possui 400 de dano, pode obliterar muitos personagens com vida base 200 no modo corrente. Ela é nossa fonte maior de dano aqui nessa equipe apesar da vida dobrada dos inimigos. Tente atingir alvos marcados pelo Orbe da Discórdia para aumentar sua eficiência. Só que, ela ainda é o personagem com menor barra de HP do jogo e fica muito vulnerável a um hackeamento pela Sombra. Além disso, Tracer sofre com explosões e habilidades de dano instantâneo.

Lúcio

O nosso maior representante que você respeita, Lúcio pode ser decisivo em muitas composições, mas aqui nessa específica ele brilha muito. Ele pode ativar seus buffs a cada 2 segundos além de sempre poder ajudar o time nos engages com sua velocidade extra. Ele tem a capacidade de sustentar uma equipe de forma admirável e é um ótimo contestador de ponto e cargas. Apesar disso, Lúcio é vulnerável ao Canhão de Tesla do Winston e ao Projetor de Fótons da Symmetra, fora outras habilidades que o anulem.

Picks alternativos

Pharah

No lugar de Tracer

Pharah pode ficar no ar por tempo indeterminado e causa um dano massivo. Além disso, não há muitos counters dela costumeiramente sendo escolhidos no modo Caos, o que dá uma certa vantagem para você.

Ana

No lugar de Lúcio

Ana é uma curandeira sem igual. A redução de recargas aprimora muito suas habilidades e permite que ela tenha uma sobrevivência bem mais avançada que o comum. Outra vantagem do personagem é seu dardo sonífero, que pode tirar de combate muitos heróis parrudos como Winston por exemplo.

D.Va

No lugar de Zarya

Como não precisa recarregar e pode sair de cena muito rapidamente a qualquer momento, D.Va é uma boa alternativa à Zarya. Sua barreira anula dano e pode ser útil para proteger aliados durante o team fight. Além disso, sua suprema causa 1000 de dano e é muito útil para garantir abates no modo.

Mercy

No lugar de Zenyatta

A médica é excelente nesse modo também. Ela possui uma sobrevivência bem alta e é capaz de aumentar o dano de um aliado na mesma proporção que o Zenyatta pode provocar debuff num inimigo. Mercy é bem efetiva em curar e pode frustar muito combos de supremas dos inimigos, porque como é difícil matar alguém nesse modo, ela pode trazer todo mundo de volta num estalar de dedos.

Mei

No lugar de Winston

Mei é uma excelente contestadora de ponto e aqui ele fica com incríveis 500 pontos de HP. Apesar do congelamento criogênico curar em proporção normal, Mei pode praticamente morar dentro dele o tempo todo. A Muralha de Gelo também é útil para bloquear inimigos e atrapalhar o contestamento deles, em alguns casos até garantindo o resultado de uma prorrogação.

Junkrat

No lugar de Sombra

O australiano é uma máquina de matar e destruir barreiras no modo Caos Total. Além disso Junkrat domina ambientes fechados e pode parar personagens com mobilidade alta com sua armadilha de aço, fazendo em parte o que Sombra faz anulando habilidades. Ele pode se mover com muita velocidade usando suas minas e causar no mínimo, um incômodo bom para a equipe inimiga.

Não recomendados

Usem por sua conta e risco

Reinhardt, Orisa e Roadhog

Apesar de ganharem muito HP, esses tanques não são muito efetivos.

Reinhardt não ganha bônus de recarregamento da sua barreira e não consegue matar muitos heróis com sua investida. Apesar de ser um bom counter do Winston, ele é fraco contra todo o resto.

Orisa pode até ser boa, mas ela é muito vulnerável a flanqueadores e ao Canhão de Tesla do Winston. Sua barreira é decente, mas não protege tão bem quando a do gorila.

Roadhog tem uma sobrevivência sobrenatural no Caos Total, entretanto ele perde sua característica atual mais forte: o Pick Off. Sem poder dar hit kills, o porco não é de muita utilidade.

Genji, Soldado 76, McCree e Reaper

Apesar da redução do tempo de recarga, Genji possui no golpe veloz a chave para sua mecânica. Como é difícil matar alguém no Caos Total, os benefícios do reset da habilidade são inexistentes, e apesar do aumento do HP, o personagem ainda é vulnerável demais,

O Soldado 76 até que não é uma má escolha, mas ele é mais efetivo combado com Mercy, Ana ou Zenyatta, sendo muito dependente dos suportes para causar dano consistente. Sua suprema, dependendo do caso, pode ser totalmente inútil.

McCree é uma boa escolha, mas não é muito recomendado porque sua capacidade de pick off é praticamente nula. Ele funcionaria em uma composição com um suporte decente e contra heróis muito móveis, então depende muito da situação.

O Reaper, apesar de ficar com 500 de HP, não se beneficia (ainda) dos orbes de vida já que não vão existir muitos por aí, fora que o vício de entrar na Forma Fantasma repetidas vezes, torna ele pouco útil para o time. Ele é bom para counterar o Winston, mas mesmo assim não é o mais recomendável para esse modo.

Bastion, Hanzo, Torbjörn, Widowmaker e Symmetra

Bastion causa muito dano e pode ser útil e algumas situações. Mas ele é muito focado pela equipe inimiga e pode ser usado só em algumas situações específicas de forma eficiente.

Hanzo é um personagem que precisa causar muito dano para ser efetivo. Como ele perde parte do seu poder de matar instantaneamente, ele não é tão útil no Caos Total.

Torbjörn é impensável nesse modo. Sua torreta não recebe o dobro de HP e é facilmente destruída por qualquer personagem que fique plantado em sua frente tomando tiro na cara. Não escolha Tobjörn, não vai funcionar.

A sniper francesa é poderosa nas mãos certas. Mesmo no Caos Total, apesar de ainda causar muito dano, ela perde também seu pick off, tornando-a uma alternativa inferior a outros personagens.

Symmetra tem certo valor em situações muito específicas. Ela é boa contra composições espelho desequilibrando o team fight com seu Gerador de Escudos. Mas em geral, ela não oferece muita vantagem para a equipe. Além disso sua suprema não recebe bônus algum de vida e é facilmente obliterada quando encontrada por qualquer personagem. Ela pode ser útil para parar alvos muito móveis, mas é inútil contra o Winston.

Usam outras composições interessantes nesse modo? Gostou das dicas? Conte para a gente!

ESCUTE NOSSO PODCAST

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "As amarras da sua mente, são sua prisão"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.