COMPETITIVO ESPECIAL OVERWATCH LEAGUE PTR Marcelo "Mekanos" Timóteo

Meta Report – O CC Meta

Não é de hoje que estamos vendo o meta mudar para controle de grupo. A chegada de Brigitte, para que o Dive perdesse força, consequentemente abriu novas possibilidades de jogo. O controle de grupo (crowd control) se tornou o mais recente meta de Overwatch, e heróis que causam dano em área ou negam espaço estão ganhando força nas rankeadas e jogos profissionais.

O meta da Ação e Reação

Essa nova configuração permitiu que heróis zoneadores ou maciços aparecessem mais. Brigitte além de causar dano básico em área, também protege seus aliados adicionando armadura, que daqui pra frente se tornará a única fonte de acréscimo de vida no jogo. Não sabemos exatamente quais as consequências reais no cenário profissional, mas já vimos amostras grátis dessas novas composições.

Heróis como Doomfist, Mei, a própria Brigitte, Moira, Wrecking Ball, Zarya e agora, o novo Torbjörn estão sempre em composições cujo controle de áreas é importante. Doomfist aliás, vem aparecendo mais do que antes, em todas as plataformas. Brigitte realmente enterrou o Dive como era, fornecendo novas opções de jogabilidade e composições. A presença de Brigitte não é apenas pelo dano em área, mas também pela cura ampla, assim como Moira também é importante aqui. Afinal, dano em área requer cura em área, e essas duas cumprem essa função muito bem.

Os tanques mais utilizados estão sendo Zarya, Reinhardt e Wrecking Ball. Como possuem dano em área, são perfeitos para negar espaço aos adversários. As supremas desses três personagens são o ponto chave de suas utilizações.

O anão evoluiu

Assim como Symmetra, Torbjörn recebeu modificações profundas ganhando uma nova suprema e maior viabilidade no campo de batalha. Assim como a indiana, o anão sueco era situacional, funcionando bem em mapas específicos e exigindo confiança da equipe para sua utilização.

Agora, ele está mais adaptável, menos dependente da torre e sua nova suprema é capaz de negar um espaço enorme. Além disso, o novo Núcleo Fundido pode ser “customizado”, já que são dez projéteis de ferro quente que podem ser mirados em qualquer lugar.

Não depender de martelar a torre para construí-la tornou Torb mais efetivo na batalha pois pode se preocupar com causar dano ao invés de ficar de babá de torre. Desvincular ela de sua suprema também fez bem, visto que ativar o Núcleo Fundido sem uma torre nível 2 era particularmente situacional para ser efetivo. Era comum nem sequer ultar simplesmente porque não havia torre ou ela tinha acabado de ser destruída.

O antigo Núcleo Fundido foi transformado em habilidade comum (coisa que vem sendo feita com muitos heróis ultimamente, desde a Mercy). Chamada de Sobrecarga, essa habilidade “nova” dá a ele status elevados de velocidade, dano, resistência e taxa de disparo por 5 segundos. Além de torná-lo mais viável no quesito DPS, pode ser uma boa habilidade de sobrevivência, visto que não existem mais pacotes de armaduras como habilidade secundária.

O sistema de sucata também foi deixado de lado, o que permite que Torbjörn não se preocupe com coleta mantendo-o seguro junto a sua equipe.

Esse lugar é meu. Eu moro aqui agora

Wrecking Ball, Symmetra, Mei, Torbjörn e Doomfist. A capacidade de negar espaço está sendo muito valorizada em Overwatch. Não se surpreenda caso na próxima temporada da Overwatch League, heróis nunca antes utilizados apareçam com mais frequência. Manter controle do espaço é vital nesse novo meta.

Para counterar esse tipo de composição, espelhar é a forma mais efetiva. Doomfist tem se mostrado muito efetivo por possuir dano elevado e ser capaz de anular um inimigo instantaneamente. Não dá pra dar bobeira como africano. Cada dia que passa, um novo tópico discutindo a necessidade de um nerf aparece no fórum oficial, mas se o meta se manter assim, não dá pra ver algo sendo feito nesse sentido tão cedo.

Só nos resta subir

Vamos aguardar a chegada do anão renovado no servidor de testes, e esperar que o jogo fique cada vez mais dinâmico e divertido.

Gosta desse novo meta? Comente!

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "As amarras da sua mente, são sua prisão"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.