COMPETITIVO NOTÍCIAS Marcelo "Mekanos" Timóteo

Entenda as mudanças da Temporada 6 do Jogo Competitivo

A quinta temporada do jogo competitivo está para acabar dia 28/08 agora, e os preparativos para a nova temporada já estão a todo vapor.

Se você está antenado com o mundo de desenvolvimento do jogo, reparou que muita coisa vai mudar.

Vamos analisar todas essas mudanças e tentar explicar detalhadamente elas aqui. Você pode também ver o próprio Jeff Kaplan falando das novidades abaixo (ative as legendas):

Menos tempo para a Temporada

Primeiro, as temporadas foram reduzidas de 3 meses para 2 meses. Segundo os desenvolvedores, isso entregará maior dinamismo ao jogo. Como Kaplan diz no vídeo, é comum as pessoas se empolgarem no início da temporada e esfriarem a interesse perto do final, e 3 meses parece ser um tempo longo demais.

Dessa forma, uma temporada menor permitiria em tese jogos mais acirrados até o seu fim.

Para compensar o tempo menor, a quantidade de pontos competitivos serão recalibrados para se ajustarem à nova realidade. Não sabemos ainda de quanto será o acréscimo, mas supõem-se se ambos os pontos de premiação de fim de temporada quanto os pontos por vitória sejam aumentados. Além disso, temporadas mais curtas significa recompensas mais rápidas.

Lembrando que isso será um teste, e que se por acaso não seja uma experiência satisfatória, tudo poderá ser revertido na próxima temporada.

Alterações no Decay por inatividade e Rebaixamento

Ouvindo feedback dos jogadores, os desenvolvedores alteraram os requerimentos para o decay de pontos por inatividade. Hoje, é necessário jogar pelo menos 7 partidas semanais para impedir o escoamento de pontos. A partir do dia 31/08 serão necessários apenas 5 jogos para evitar essa perda. Além disso, caso você não consiga jogar as 5 partidas mesmo assim, a perda de pontos está menos dura. Ao invés de perder 50 pontos por dia, perder-se-a apenas 25 pontos de SR.

Outra mudança que foi muito bem elogiada pela comunidade em geral, é o rebaixamento em todos os tiers do jogo competitivo. Como todos sabemos, atualmente só é possível ser rebaixado de brasão de Mestre para cima. Portanto, era frequente o encontro em partidas de jogadores com habilidade menor contra brasões mais elevados.

Nessa temporada vindoura, você poderá perder seu brasão caso seu gameplay não for consistente com sua categoria. Se após 5 jogos, se esse for uma derrota, o jogo analisará sua classificação de habilidade comparada com a quantidade de SR obtido, e se não for coerente com seu tier, você será rebaixado. Uma vitória nunca leva a um rebaixamento, portanto o jogo ainda está dando uma chance para provar o seu merecimento em permanecer na sua classe atual.

A comunidade gostou bastante dessa alteração, já que é muito comum jogar em elos menores contra outros players “caídos”. Visualmente falando, ficará mais amigável não ver tantos jogadores com brasões maiores no seu time ou no inimigo.

Mudança nas regras dos mapas de controle

Atualmente, para vencer uma partida em qualquer mapa de controle, o jogo determina que seja uma melhor de 5. Isso quer dizer que é necessário vencer 3 rodadas para garantir a vitória. Isso foi estabelecido nos primórdios do jogo pois mapas de controle possuem um tempo de jogo menor comparado com os outros modos de jogo.

Entretanto, os desenvolvedores notaram ao longo dessas 5 temporadas que o tempo estava se excedendo demais. Prorrogação é muito presente nesse tipo de mapa, e desempates são muito frequentes, levando a partidas incrivelmente longas de 5 mapas.

Um ponto abordado por Kaplan, foi que é muito frustrante também para a equipe perdedora. Lutar durante 4 rounds em uma partida arrastada e perder no final não é nem um pouco divertido. Portanto, a partir da temporada 6, a regra de vitória em mapas de controle será melhor de 3, assim como o quickplay. Os jogos aqui serão em tese bem mais rápidos que os outros modos, porém será menos cansativo enfrentar esse tipo de desafio e a decisão será mais rápida.

Note também, que isso deixa o modo mais competitivo ainda, já que perder uma único mapa pode resultar em derrota. Porém, perder “rapidamente” não será tão dolorido quanto lutar por 5 mapas e não atingir a vitória.

Posicionamento mais preciso

Era comum realizar as partidas de posicionamento e ficar bem aquém da sua classificação da temporada passada. Isso acontecia porque o jogo te colocava para baixo de propósito para que você tivesse sensação de progresso ao ganhar partidas. Um boost de SR era concedido nas primeiras partidas pós MD10 para que você alcançasse sua classificação verdadeira. Muitos jogadores achavam muito injusto ser “rebaixado” de propósito apenas pela sensação de ganho, e por isso agora o cálculo mudou.

A partir de agora, seu posicionamento será muito mais preciso quanto ao que realmente você merece. Isso quer dizer que é muito provável que você se mantenha no mesmo ranking que tenha terminado a temporada 5. Claro que, agora, não haverá mais boost de SR nas partidas pós MD10 para compensar, portanto trabalharemos com valores mais palpáveis.

Apesar disso, fique ciente que se você for Diamante nessa temporada, não significa que obrigatoriamente o será na temporada 6. Só quer dizer que o posicionamento será um pouco mais preciso no que toca as suas reais habilidades.

Pareamento mais justo (e mais longo) para jogadores de Alto Elo

É muito comum para jogadores de alto nível sofrerem com pareamentos estranhos no jogo, devido ao número reduzido deles online. O jogo atualmente conta com um sistema de pareamento que prioriza a velocidade em montar uma partida, dentro do possível para manter o equilíbrio de 50/50 dos jogadores.

Porém, como a quantidade jogadores de alto nível são escassos no jogo, aconteciam anomalias frequentes como por exemplo, Top 500 jogando com ou contra Platina e até Ouro em casos extremos. Para evitar esse tipo de problema ao máximo, a partir de agora esse jogadores ficarão de castigo na fila por mais tempo até que o jogo ache uma partida mais equilibrada possível.

O impacto dessa mudança será sentida com maior frequência por esses jogadores mas claro, os jogadores de elo menor encontrarão jogadores top com menos frequência também. Stomps por esse motivo serão mais raros, e todos agradecemos.

Ganho e perda de SR recalculado

A forma como os pontos de SR são obtidos ou removidos ao final das partidas também sofrerá alterações. Como não sabemos exatamente como esse cálculo funciona, não sabemos se isso melhorará ou não o ganho de habilidade.

A única informação mais precisa quanto a esse cálculo novo, é que heróis com pouca utilização mas com taxas de vitória alta ou baixa não serão mais beneficiados pelo ganho extra em pontos de SR. Segundo os desenvolvedores esse fato se trata de uma anomalia que será corrigida durante essa próxima temporada.

Esse novo cálculo será mais justo e evitará que jogadores escolham heróis off-meta de propósito (mesmo sem saber jogar) apenas pelo ganho extra de ponto de habilidade.

Lembramos aqui também, que não há problemas escolher um herói fora do meta. Caso sua composição permita a utilização desse herói e que você o domine e esteja funcionando, não há problemas. Só não ache que agora você será beneficiado por jogar com determinado herói apenas por uma brecha no sistema.

Jogue para ganhar!

No mais, é isso! A temporada 6 está às portas e estamos todos animados para testar as mudanças e subir de ranking

Você achou as mudanças válidas? Qual seu ranking atual? Conte para a gente!

ESCUTE NOSSO PODCAST

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "As amarras da sua mente, são sua prisão"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.
  • Vonix Taylor

    Sensacional 😀 espero q a blizzard tenha acertado agora!

  • Neko

    Só uma correção: não é “perderá-se-a”, e sim “perder-se-á”. No entanto utilizar “se perderá” também é possível e dá uma marca mais informal ao texto 😉

  • Diogo Superior

    esperei um mês para dizer isso, ficou sendo a pior temporada que já vi, tem muito noob e troll no pareamento. todo mundo em qualquer elo tá subindo e descendo, um ou outro que saiu do lugar.