GUIAS MAPAS MODO DE JOGO Marcelo "Mekanos" Timóteo

As novas regras nos mapas de Arena era tudo que precisávamos

Overwatch faz um ano hoje e estamos muito contentes e animados com todas as novidades. O Evento de Aniversário, além de trazer o maior número de skins lendárias em um único evento até agora, trouxe também inúmeras mudanças no balanceamento e novas regras e mapas de arena para os modos de eliminação.

Diferente dos eventos anteriores, o Aniversário não introduziu um modo inédito em forma de contenda, como vimos no passado. Eles aproveitaram a oportunidade para colocar no jogo, três novos mapas destinados a lutas rápidas: Necrópole, Castillo e Floresta Negra.

Novidades são muito bem vindas,e juntamente com esses novos espaços os desenvolvedores aplicaram novas regras nos modos de eliminação

3×3: Eliminação Súbita

Esse com certeza se tornou um modo realmente divertido agora. Antes, era possível repetir composições fortes a cada round como forma de garantir a vitória. Muitos personagens era altamente recomendáveis para esse modo, principalmente os que se auto sustentavam como Roadhog e Soldado 76 por exemplo. Isso tornava os combates altamente previsíveis e até mesmo monótonos.

Agora tudo mudou. Pelas novas regras da arena, quando se vence um round, aquela composição campeã não pode mais ser selecionada até o fim da partida. Isso permite que a equipe que perdeu possa ter uma chance melhor de vencer nas rodadas seguintes e evita que composições consideradas infalíveis dominem a partida. Outro benefício que todos ganham com isso, é que agora é muito pouco prudente selecionar composições muito fortes logo de cara, já que os heróis ali ficarão indisponíveis caso haja vitória. Por exemplo, não é inteligente mais, formar um time só com personagem com auto cura. Esse tipo de limitação força a variação de composições dando espaço para que outros personagem que naturalmente não teriam chance nesse modo, tenham seus momentos de brilho.

Estrategicamente falando, ficou muito mais coerente do ponto de vista de equipe. Formar composições verdadeiramente equilibradas vale muito mais a pena do que simplesmente pegar aquele personagem com maior HP ou maior dano para garantir a vitória facilmente.

1×1: Duelo Limitado

O Duelo Misterioso deu espaço a uma nova abordagem. Antes, a escolha de personagens era aleatória e espelhada. Você não tinha controle sobre isso. Isso fazia com que as partidas se tornassem um jogo de pura sorte, ao invés de habilidade verdadeira. Se por sorte você e seu oponente pegassem um personagem que você domina, as chances de vitória eram maiores. O contrário, obviamente acontecia, quando você pegava um herói cuja sua habilidade era pífia.

Agora as chances ficaram melhores. Antes de iniciar o embate, o jogo sorteia 3 personagens aleatoriamente para sua livre escolha. Os heróis são os mesmos para você e seu oponente. Geralmente, o jogo divide bem e coloca à disposição personagem que podem lidar uns com os outros. A sacada aqui agora, é tentar prever o que seu oponente irá selecionar para selecionar seu counter. Isso abre espaço para muitas situações inusitadas e até engraçadas, já que seu oponente pode pensar como você e acabar selecionando o mesmo personagem. Além disso, esse novo método onde é possível escolher o personagem que se quer jogar, dá muito mais liberdade ao jogador.

Nada de forçar empate, Sombra espertinha

Antes, era muito comum sobrarem dois personagens vivos e um deles forçar o empate para evitar a derrota. Geralmente sobrava um personagem com pouca força mas habilidoso em velocidade e escape (como a Sombra), contra um Roadhog, por exemplo. Sabendo que não poderia ganhar o x1, o jogador com o personagem hábil ou defensivo permanecia à distância do seu oponente até o término do tempo para forçar um empate.

Isso não é possível mais. Agora em todos os mapas de arena (inclusive no Ecoponto: Antártica) ao término do tempo, um ponto de captura se ativa no meio do mapa forçando as equipes a tomá-lo. Isso obriga que o personagem defensivo ou escapista se aventure ali para tentar ganhar o jogo, o que acaba em eliminação na maioria das vezes.

Saber disso, força os jogadores a trabalharem verdadeiramente em equipe na Eliminação Súbita, já que ficar fazendo jogadas individuais não vai ser muito efetivo caso sobre apenas um vivo contra uma equipe inteira no final.

Mapas de Arena fresquinhos

Sobre os novos mapas, a Blizzard caprichou no presente e fez novas áreas incríveis e estimulantes para os jogadores que gostam dos modos de eliminação.

Floresta Negra

Situada aos fundos do Castelo de Einchenwalde, a Floresta Negra é o mapa mais amplo dos novos. Possui construções em ruínas e passagens ocultas entre as casas permitindo jogadas flanqueadas ou diretas, carcaças de ômnicos, árvores e chuva. O mapa é sombrio e pouco iluminado, dando sensação de abandono. Uma característica interessante quanto a esse mapa é que o ponto de captura fica na borda de um abismo, dando oportunidades de abate de ambiente para vários personagens como Lúcio e Pharah na prorrogação.

Castillo

Um forte de proteção para Dorado, Castillo possui um formato circular bem singular. Não é um mapa muito grande, mas permite espaços para flanqueadores e combates diretos intensos. O formato circular do forte o torna estrategicamente valioso para personagens defensivos, como Tobjörn e Symmetra. É possível realizar abates de ambiente aqui também, portanto fique afastado das bordas caso haja uma Pharah no ar.

Necrópole

Situado a alguns quilômetros do templo de Anúbis (dá pra ver o templo ao longe), a Necrópole é o menor mapa dos três novos, e também o mais traiçoeiro. Ser uma cidade dos mortos não deve ser levado apenas no nome. A arena é repleta de fossos e está na beira de um precipício. É uma grande oportunidade para D.Vas e Lúcios, assim como Pharahs. Ao final da contagem, o ponto aparece bem na beirada do fosso central, o que torna as disputas frenéticas. Combates nessa arena não costumam demorar muito, então é bom finalizar seus inimigos rapidamente.

E você, gostou das mudanças no modo eliminação? Conte pra gente!

ESCUTE NOSSO PODCAST

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "As amarras da sua mente, são sua prisão"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.