ESPECIAL Marcelo "Mekanos" Timóteo

Os Deuses de Overwatch – Roadhog

Olha só quem diria. Até mesmo Roadhog entra na lista de deuses representados em Overwatch. Bom, na verdade, não é bem um deus…

A mitologia Maori é muito rica e é muito focada em tentar explicar a criação do mundo. Recheada de deuses impiedosos, a personificação da força da natureza era comumente representada. Por vir de um povo rodeado pelo oceano, a presença dele nos mitos é praticamente obrigatória.

Um grande amor, separado pelos filhos

No começo o deus do céu Rangi viva abraçado com a deusa da terra Papa. Essa “grande abraço” mantinham céu e terra juntos, e dessa união sugiram vários elementos como rios, mares e montanhas. Claro, surgiram filhos também, novos deuses que se cansaram de ficar presos na escuridão entre o vão do abraço e planejaram se libertar, assim como todo adolescente hoje em dia…

Afinal, um casal eternamente abraçado devia viver fazendo você sabe o que…

Com esse objetivo em mente, vários irmãos tentaram romper o abraço, mas apenas Tane, o deus das florestas conseguiu afastar seus pais. Dessa forma, céu e terra se separaram e o vão entre eles encheu-se de luz. Rangi chora até hoje pela separação, e suas lágrimas caem em forma de chuva.

A humanidade começou a ser formada, sendo castigada pelos deuses e um humano específico ficou bem conhecido pela sua audácia e coragem. Maui, o trapaceiro.

Nas Skins Toa e Islander, Roadhog representa Maui, o grande herói da polinésia.

Nascido fraco, os deuses o fizeram forte

Maui está intimamente ligado a muitos mitos da criação do mundo na polinésia, sobretudo no surgimento da Nova Zelândia.

Quando nasceu, sua mãe o achou fraco e não gostou dele. Por isso resolveu jogá-lo ao mar para que se afogasse. Entretanto, os deuses viram potencial na criança e além de a salvarem, deram a ela poderes especiais que nenhum outro humano possuía. Maui cresceu forte e destemido.

Muitas acontecimentos míticos são atribuídos a seus feitos e aventuras, como o aumento da duração do dia após laçar o sol e atrasar seu percurso, e trazer o fogo para os homens. Porém seu mais famoso feito foi o de pescar as variadas ilhas da polinésia, principalmente a maior delas da Nova Zelândia.

Resultado de imagem para maui maori

Desprezando Maui, seus quatro irmãos conspiraram para deixá-lo para trás quando ele fosse pescar. Tendo ouvido o plano, Maui secretamente fez um anzol de um osso maxilar ancestral mágico. Então, uma noite, ele invadiu a canoa de seus irmãos e se escondeu embaixo do assoalho.

Apenas quando os irmãos estavam longe e haviam enchido a canoa de peixe, Maui se revelou. Então, ele pegou seu anzol mágico e o jogou na lateral da canoa, entoando encantos poderosos.

O anzol afundou cada vez mais no mar até que Maui sentiu que o anzol havia tocado em algo. Ele puxou cuidadosamente e, lá embaixo, o anzol fisgou abruptamente. Era um peixe enorme! Junto com seus irmãos, Maui trouxe o peixe à superfície.

História de pescador é pros fracos

Maui pediu que seus irmãos tomassem cuidado e esperassem que ele acalmasse Tangaroa, o deus do mar, antes de cortarem o peixe. Eles se cansaram de esperar e começaram a cortar pedaços do peixe. Agora, esses cortes são os vales, montanhas, lagos e litorais rochosos de Ilha do Norte da Nova Zelândia.

Nem todos os deuses são piedosos

A fim de obter a imortalidade, Maui tentou dar uma de esperto. Desceu até o submundo com o objetivo de matar Hine-Nui-Te-Po, a deusa da morte. Essa ideia de girico foi responsável pela morte do nosso herói que não teve muita chance contra Hine, visto que ela é descrita como a deusa mais implacável do panteão maori.

Outra versão desse embate é bem curiosa, já que aqui Maui encontra Hine dormindo e resolve entrar dentro de sua vagina para se banhar nos fluídos e obter o poder da morte. Acontece que ela acordou assustada (porque será não é mesmo?) se sentou e acabou esmagando Maui antes que ele pudesse completar sua ação. Não há imagens desse embate épico por motivos de não ser adequado para menores de 18 anos…

Roadhog Toa/Islander

File:Roadhog islander.png

Toa significa ilha. A skin de Roadhog representa um típico maori pescador com seu anzol implacável cheio de tatuagens e máscara de carranca de totem, muito cultuados na região neo zelandesa. Lembrando, que essa skin não está ligada a nenhum evento e pode ser adquirida por 1000 créditos ou via roleta das caixas de itens!

Já tem as skins maori do semideus Maui para o Roadhog? Comente!

ESCUTE NOSSO PODCAST

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "As amarras da sua mente, são sua prisão"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.