COMPETITIVO NOTÍCIAS PATCH NOTES PTR Marcelo "Mekanos" Timóteo

Patch do PTR | Sistema de Honra e Busca por Grupo chegaram!

Estreou ontem no PTR um patch com funcionalidades muito esperadas e bem vindas pela comunidade. Além de alterações em personagens, com destaque para Symmetra, Horizon também foi modificado.

Apesar de Symmetra ter seu justificável protagonismo nesse patch, as novas funções sociais implementadas não perdem seu brilho. Pra começar, temos agora um sistema de indicações de bom comportamento. Jogadores que que participam do teamplay e agem de forma positiva serão recompensados com esse novo sistema. Além disso, uma nova ferramenta para criar grupos personalizados foi implementada. Essa opção permite que se criem grupos sob regras de roles e picks e permite maior controle de quem joga.

Indicações

Após uma partida qualquer, independente do modo, uma votação será incentivada. Ela permitirá que você atribua qualidades a seus companheiros de equipe e rivais.

Se algum rival seu, teve espírito esportivo, foi educado e respeitoso, você pode atribuir a ele apenas a indicação de “Espírito Esportivo”. Para os aliados, além do “Espírito Esportivo” você pode atribuir como “Bom Aliado” e “Tomador de Decisões”.

Esses elogios vão sendo acumulados no perfil do jogador formando um emblema próximo ao card de nível. Quanto mais elogios, maior o nível, e mais elogios devem ser adquiridos para mantê-lo. Dessa forma, os outros jogadores podem verificar pelo número o quão esse outro player é bem visto e a porcentagem visual de cores indicará sua maior característica.

Para evitar abusos no sistema, você só poderá elogiar 3 jogadores por partida, um elogio para cada jogador. Além disso você só poderá elogiar o mesmo jogador novamente após 12 horas. Jogadores que estejam na sua friendlist também não poderão ser indicados.

Também, um sistema de decaimento de nível estará ativo para evitar que o jogador mantenha seu nível alto sem jogar. Para que você conserve seu nível, é necessário receber sempre boas indicações.

A Blizzard também concederá XP extra para cada jogador indicado e para cada indicação que você recebe. Ter mais XP significa lootboxes desbloqueadas mais rapidamente. Além disso, haverá recompensas para jogadores altamente indicados, ainda não especificadas.

O que vai mudar com isso?

Ter um sistema de indicações positivas é extremamente benéfico para o jogo. Estimula o bom comportamento e permite que você recompense jogadores que contribuíram para sua partida. O uso do chat para fins positivos aumenta significativamente além do uso do voice chat.

Um jogador com nível de Indicação alto também é presuntivo de que não seja tóxico, o que aumenta a confiança em ter ele no seu time.

Entretanto é bom saber que nada mudou quanto ao matchmaking. O pareamento ainda será realizado como é, sem avaliar níveis de indicação para separar os jogadores.

Para que você jogue apenas com pessoas com o mesmo nível de indicação que você ou melhor, esse patch nos deu outro recurso social.

Procurando por Grupo

Não menos importante, quiçá até mais que o sistema de Indicações, Procurando por Grupo parece ser uma solução inteligente para um problema frequente em Overwatch: a falta de controle sobre seu time.

É uma reclamação constante dos jogadores a quantidade de trolls e leavers que caem nas partidas. Uma solução para isso seria formar grupos fechados com amigos para jogar, mas nem sempre isso é possível.

Pensando nesse problema, agora temos uma ferramenta que vai ajudar a criar grupos públicos personalizados. Similar os navegador de jogos, uma lista mostrará jogadores dispostos a formar grupos para jogar.

Dessa forma, você poderá criar um grupo conforme suas regras, ou unir-se a outro existente que se encaixe em suas preferências.

É possível estabelecer restrição de funções e picks durante o gameplay e definir o nível mínimo de Indicações que podem fazer parte da festa. Definir o nível mínimo de Indicação é uma ferramenta muito poderosa pois você garante que pode entrar apenas jogadores bem qualificados por bom comportamento. Restringir ou indicar necessidade de roles soluciona o problema do pareamento bêbado que muitas vezes unia um grupo com 5 DPSs ou 4 Suportes.

Esse patch muda o matchmaking?

Não. O matchmaking continua intocável. O que muda é que ao invés de você cair na roleta do pareamento, que não é muito satisfatório na maioria das vezes, você fica no controle da formação do seu time. Ter controle sobre os seus aliados, ou pelo menos ter algo combinado com antecedência muda muito a experiência de jogo.

Outra coisa que devemos considerar é que altas exigências nos filtros de formação do grupo. Claramente, quanto mais elevados os requisitos para entrar no seu clube, maior o tempo de esperar para achar alguém. E nesse caso a espera pode ser maior, já que o jogador precisa entrar no seu grupo de livre e espontânea vontade, acessando o menu e procurando.

Apesar disso, trolls ainda podem aparecer, mas a frequência disso será muito menor, já que em teoria quem procura um grupo pra jogar está disposto a colaborar.

Desconexões também podem ocorrer, mesmo em grupo, já que problemas externos podem estar envolvidos.

O Patch de Salvação

Não é novidade para ninguém que o nosso querido jogo perdeu muito de sua base no Brasil devido a esses problemas. Dar poder de escolha e controle para formação de sua equipe é incrível e pode ser o patch mais importante de Overwatch nesses dois anos de jogo.

Overwatch está longe de morrer, mesmo sem essas ferramentas. Dar mais liberdade possibilitando filtrar jogadores tóxicos é de uma importância enorme e muito bem vinda nessa altura do campeonato.

Se você quer testar essas novas ferramentas sociais, baixe o patch do PTR disponível para PC e sinta-se em casa. Testamos pessoalmente e encontramos zero toxicidade!

Acha que esse patch vai revitalizar Overwatch nesse segundo ano? Comente!

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "As amarras da sua mente, são sua prisão"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.