GUIAS Marcelo "Mekanos" Timóteo

Sombra: Você está jogando errado

Sombra gerou um hype imenso na comunidade mesmo antes que Ana fosse lançada. Havia menções a ela no jogo e tudo indicava que uma hora ela apareceria. Assim que foi lançada, após um ARG controverso, todos ficaram encantados com as habilidades da heroína e houve um feedback muito positivo. Apesar disso tudo, ela ainda é uma das heroínas menos utilizadas no jogo, tanto no competitivo quando em outros modos de jogos mais leves.

Se ela foi tão bem aceita e era tão esperada, porque ela não alcançou popularidade?

Sombra é uma heroína ofensiva, entretanto ela não é tão ofensiva quanto os jogadores gostariam. Nos fóruns brasileiro e internacional, sempre houve o pedido para que ela recebesse um buff de dano, e várias críticas ao spread da sua SMG. Acontece, que assim como já discutimos sobre as classes de Overwatch, Sombra não se encaixa plenamente na role ofensiva do jogo. Ela é uma infiltradora e desativadora. Se você está jogando com Sombra para obter muitos abates e agir como uma assassina inflexível, você está jogando errado.

Sombra age mais como um suporte do que como um boneco ofensivo pois suas habilidades fornecem assistência para abates e é uma das únicas personagens que compartilham informações com a equipe de forma visual, notificando quem da equipe inimiga possui sua habilidade suprema carregada ao hackear.

Sua habilidade de se infiltrar na backline inimiga de forma praticamente indetectável a torna extremamente valiosa para uma equipe bem coordenada. É verdade, ela não possui um dano muito alto, mas a curta distância ela é fatal, e não é toa que ela possui uma passiva tão poderosa quanto a “Oportunista”, pois é exatamente isso que ela é dentro da classe ofensiva. Ela serve para finalizar inimigos fujões que possam ter escapado da morte, mas que eventualmente possam estar pertinho de você. Ver onde o inimigo está através das paredes é uma vantagem absurda e é muito bem aproveitada por um jogador habilidoso de Sombra.

Sombra é tão fora da caixinha dentro da classe ofensiva, que é a única personagem dessa role cuja habilidade suprema não mata os inimigos ao ser ativada. Todos os outros personagens ofensivos possuem supremas calcadas no abate, menos Sombra. Isso por si só já deveria ser um sinal para os jogadores, que partir para cima dos inimigos na pele da Mexicana não é muito eficaz e se torna frustrante. Sombra age como uma geradora de caos, já que pode causar um certo transtorno e se deslocar rapidamente da confusão com seu Translocador.

As discussões ficaram mais acaloradas nos fóruns depois que ela sofreu alguns buffs na habilidade de hackear no PTR, o que mostra o mais claro problema de quem estão jogando com a Hacker Mexicana: As pessoas não entenderam o verdadeiro potencial de Sombra e estão jogando errado com a heroína.

Jeff Kaplan, no último Developers Update enviou um recado aos haters de modo geral e disse que a intenção da equipe não é transformar Sombra numa assassina impiedosa, pois essa não é sua função e que vão manter o olho nas estatísticas para ajustar seu dano, se isso for necessário. Os recentes buffs no hackeamento só mostram a verdadeira função da Mexicana no jogo.

Kaplan aborda vários aspectos do PTR, então recomendo que veja o vídeo com legendas abaixo.

Dicas para ser efetivo e jogar de verdade como Sombra

Hackeando

Hackeie sempre Health packs próximos da sua equipe. Sombra ganha medalhas de cura quando aliados e ela mesma utilizam Health packs hackeados. Além disso, ela carrega sua habilidade suprema mais rápido quando isso acontece. Hackear Health packs avançados que só os inimigos, na prática, poderiam utilizar tem uma eficácia controversa. Esse ato apenas impede-os de se curarem, considerando que sua equipe não vá até tão longe para utilizá-los. Isso acaba prejudicando os benefícios para você mesmo, além de ser perigoso avançar demais assim.

Priorize hackear inimigos. Inimigos são o foco da Sombra, portanto é muito importante silenciá-los. Não perca tempo hackeando vários Health packs pelo mapa sucessivas vezes. Eles demoram 1 minuto para perder o efeito e esse tempo pode ser melhor aproveitando em batalha.

Priorize alvos chave para hackear. Alvos chave são aqueles que estão impedindo sua equipe de avançar ao objetivo. Mei, Reinhardt, Mercy, Tracer, D.Va (com o mecha), Reaper, a torre do Tobjörn, etc. Em geral, personagens que são totalmente dependentes das próprias habilidade para sobreviver ou proteger a equipe. Hackear a Mei, por exemplo, é altamente eficaz, já que você a impede de salvar a própria pele.

Não hesite em hackear alvos com habilidades supremas ativas se você tiver essa oportunidade. Pode não parecer, mas Sombra anula a maioria delas. O auto tiro do Soldado 76, o Salto a Jato do Winston e as habilidades base do Genji.

Translocando

Não vá para a luta sem um meio de voltar. Usar o Translocador para voltar para uma zona segura após uma investida é muito eficaz (muitos usam ele bem em cima de Health pack hackeado). Tenha em mente que Sombra pode não conseguir matar um inimigo sozinha apesar do imenso pente da SMG, mas ela pode causar uma bela distração durante esse tempo. Além disso você pode aproveitar para hackear um inimigo e voltar logo em seguida. Alías, hackear um inimigo chave no grupo e voltar pode ser muito mais efetivo do que disparar um único tiro, na maioria das vezes.

Use o Translocador para se infiltrar, enquanto está invisível. Usar uma habilidade não anula a outra. Isso é muito efetivo para alcançar um ponto de vantagem sem ser percebido. É excelente para causar distrações em mapas de captura com gargalo fechado como Hanamura ou King’s Row. Assim você obriga a equipe inimiga a desfazer parte de sua estratégia defensiva.

Use o Translocador ofensivamente quando prudente. Sim, parece controverso com tudo que disse antes. Atirar o Translocador no meio dos inimigos para ativar o PEM fornece uma vantagem imensurável para sua equipe, mesmo que você morra. Lembre-se que a comunicação é essencial para que tudo dê certo.

Sumindo do mapa

Quando invisível, esconda-se em algum local ou fique fora da vista dos inimigos quando o efeito acabar. Isso garante que você não fique exposto quando a habilidade terminar e pode ajudar a planejar o próximo ato. Ficar visível no meio da equipe inimiga é muito pouco saudável. Isso só funciona se você estiver planejando liberar o PEM ou tenha como voltar com segurança.

Use a invisibilidade para fugir. Muitas vezes as pessoas ativam a Camuflagem Termo-óptica e saem correndo como desesperados no meio do jogo cruzado. Você está invisível, não intangível. Permanecer parado próximo de onde o inimigo te viu antes de ficar invisível pode ser melhor do correr sem rumo.

Oportunista

Só vá até um inimigo machucado se ele estiver realmente ao seu alcance. Sombra vê todos os inimigos com vida baixa, mas muitas vezes eles estão longe demais para que ela possa finalizá-los, Portanto não compensa se esforçar muito para matar um inimigo que talvez ache um suporte ou um Health pack no caminho.

Não hesite em matar, se puder. A passiva “Oportunista” não existe à toa. Sempre que surgir a oportunidade, use-a sem remorso.

Você joga de Sombra? Acha que faltou alguma dica para que todos possamos aprender a jogar com a heroína? Deixe seu comentário!

ESCUTE NOSSO PODCAST

Sobre o autor | Website

Jogador casual de forma séria, interessado em qualquer coisa que possa ser controlada numa TV. Habilidades questionáveis em jogos de tabuleiro e agraciado pela sorte em 50% dos casos. "As amarras da sua mente, são sua prisão"

Receba todas as noticias do mundo de Overwatch!

100% livre de spam.